das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Inédito na Bahia: Tratamento Endoscópico de Enfisema Pulmonar transforma a vida de paciente idosa
17h12

Inédito na Bahia: Tratamento Endoscópico de Enfisema Pulmonar transforma a vida de paciente idosa

Realizado pela primeira vez na Rede Mater Dei, o procedimento minimamente invasivo permitiu que a paciente cessasse o uso diário de oxigênio via cateter nasal

Considerada uma técnica inovadora na área da saúde, o Tratamento Endoscópico de Enfisema Pulmonar foi responsável por salvar a vida de uma idosa de 76 anos, em Salvador. Descrita como uma doença degenerativa progressiva, o Enfisema Pulmonar, também conhecido como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), ocasiona a perda de elasticidade e aprisionamento de ar nos pulmões, prejudicando o funcionamento ideal do órgão e dificultando a respiração do paciente. 
Dependente de oxigênio via cateter nasal diariamente, a idosa foi submetida ao tratamento, até então inédito na Bahia e o primeiro a ser realizado pela equipe de Broncoscopia da Rede Mater Dei, a fim de melhorar a capacidade respiratória e, consequentemente, a qualidade de vida da paciente.  
Guilherme Montal, Médico Pneumologista e Broncoscopista, explica como ocorreu o procedimento, realizado no Hospital Mater Dei Salvador. “O recurso foi utilizado após falha no tratamento medicamentoso para DPOC. Por meio de um procedimento minimamente invasivo (broncoscopia), implantamos uma válvula no brônquio que permite a liberação do ar nas áreas mais afetadas do pulmão pelo enfisema pulmonar grave, desta forma, melhorando significativamente a respiração da paciente”, relata o especialista.  
Durante a intervenção, a paciente foi submetida à sedação, o que permitiu a manutenção do drive respiratório sem complicações. “O procedimento foi meticulosamente planejado e executado, levando em consideração as condições específicas da paciente. Assim, este método menos invasivo possibilitou um despertar rápido logo após a realização”, relata Marco Aurélio Neves, médico anestesista. 
Paula Tannus, médica pneumologista, reitera que o procedimento, realizado em cerca de 30 minutos, tem mudado a vida da idosa. “A paciente passou por um pós-operatório imediato na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tendo alta hospitalar com sucesso após a realização do tratamento. E, 20 dias depois, já está sem o uso de oxigênio e retornando às suas atividades habituais”, comemora a pneumologista.  
Todo o tratamento foi realizado pela equipe de broncoscopia do Hospital Mater Dei Salvador, por meio de uma estrutura moderna voltada para as diversas patologias pulmonares. "Contamos com uma infraestrutura e parque tecnológico de ponta, aliado a médicos e uma equipe treinada para oferecer a melhor assistência ao paciente em acordo com os valores da Rede Mater Dei”, pontua Gustavo Rocha, médico integrante da equipe de broncoscopia. 
 
Sobre a Rede Mater Dei de Saúde  
Somos uma rede de saúde completa, com 44 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer. 
 
Unidades: 
Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara; 
Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec; 
Goiás: Hospital Mater Dei Premium; 
Pará: Hospital Mater Dei Porto Dias. 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo