Mulheres na liderança: trajetórias e desafios no setor de rodovias

Mulheres na liderança: trajetórias e desafios no setor de rodovias

Gestoras do setor de rodovias comentam sobre desafios na carreira

Em meio às comemorações do mês da mulher, a VIABAHIA destaca o papel crucial das mulheres em cargos de liderança, trazendo à tona histórias inspiradoras e desafios enfrentados por duas gestoras da empresa. Amanda West, Gerente de Conservação, e Viviane Rocha, Gerente de QSMS (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança) e Sustentabilidade, além de Membro do Comitê Executivo da VIABAHIA, compartilham suas experiências e visões sobre a liderança feminina no setor de rodovias na Bahia.

A engenheira Amanda West, que ingressou na empresa em 2010 como agente de pedágio e ascendeu à gestão de conservação, descreve sua jornada como uma batalha contra estereótipos de gênero. “Como mulher muitas vezes senti a necessidade de ter que provar minha competência. Atualmente lidero uma equipe com mais de 250 pessoas com muita responsabilidade, sem esquecer que a vida é um eterno aprendizado. A VIABAHIA é uma empresa que dá muitas oportunidades, felizmente tive lideranças que me impulsionaram ir além. Sou muito grata a todos que me ajudaram e ajudam fazer acontecer”, pontua.

Já a também engenheira Viviane Rocha destaca a importância do estudo e do autoconhecimento para alcançar a liderança. “sempre trabalhei em ambientes predominantemente masculinos e acredito que pertencer a esta minoria, traz inseguranças para as mulheres e faz com que a gente tenha que se esforçar dobrado para apresentar os mesmos resultados que os homens, ainda que tenhamos ciência da nossa capacidade e competência.  O caminho para que eu me tornasse líder, assim como de muitas mulheres que tem jornada de trabalho dupla ou tripla, foi marcado por muita determinação, resiliência e autoconhecimento, para que eu me sentisse segura e de fato, me tornasse protagonista da minha história”.

Especificamente sobre o setor de rodovias Viviane acredita que a liderança feminina na área carrega consigo a responsabilidade de representar outras mulheres e abrir espaço para que a diversidade seja ampliada no setor. A engenheira Amanda também complementa com o desejo que sua história possa servir de inspiração para que outras mulheres invistam na possibilidade de trabalhar no setor de rodovias: “Precisamos buscar os nossos objetivos, com muita determinação, responsabilidade, humildade e respeito por todas as mulheres. Hoje desenvolvo um trabalho extremamente importante na VIABAHIA e faço isso com muito amor e profissionalismo. Espero poder ver outras mulheres alcançando seus espaços”, finalizou a Gerente de Conservação da concessionária.

Dados na Bahia

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH Bahia) apontou que, entre as mulheres entrevistadas, o principal desafio que atravessaram — ou observaram outras mulheres enfrentarem — ao buscar cargos de liderança, a maioria (34,6%) relatou observar resistência à aceitação de liderança feminina. A ausência de mentorias ou rede de apoio específicas para mulheres foi apontada por 24% das participantes.

Na terceira posição aparecem as dificuldades em conciliar trabalho e família (23,1%), seguida pela discriminação de gênero em si (13,5%). Apenas 9,6% relatam que nunca notaram diferenças nesse sentido. Já ao serem indagadas sobre como descreveriam suas jornadas como mulher em um cargo de liderança, a resposta mais comum foi "Desafiadora, mas com conquistas significativas" (60,6%).