das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Descongestionantes nasais: médico alerta para riscos à saúde
11h54

Descongestionantes nasais: médico alerta para riscos à saúde

Especialista da UNIFACS alerta que o uso indiscriminado do medicamento pode levar a dependência, rinite medicamentosa e até problemas cardíacos

No verão, não é incomum ocorrer obstrução nasal, o famoso nariz entupido. Ela costuma dar sinais quando há mudanças de temperatura, em dias de muita umidade e em caso de gripes, resfriados, rinites alérgicas, desvios do septo nasal e adenoide. Para amenizar seus sintomas, alguns recorrem aos descongestionantes nasais e antialérgicos por conta própria, ignorando os perigos do uso indiscriminado desses medicamentos. 

 

Médico otorrinolaringologista e professor de Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), Helissandro Coelho alerta sobre os perigos do uso indiscriminado de descongestionantes nasais. “Entre os problemas que podemos citar, os mais evidentes são o efeito rebote, ou seja, a piora da obstrução, rinite medicamentosa, dependência, aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas e até infarto", alerta. 

 

Sobre quadro de dependência, Helissandro Coelho explica que isso acontece porque o paciente acaba se acostumando com o efeito de desobstrução nasal, levando-o a entrar em um círculo vicioso, difícil de sair sem ajuda de médico especialista. “Muita gente desconhece que, após findado o efeito do medicamento, ocorre um aumento do edema da mucosa nasal, com piora da obstrução, levando o paciente a usar novamente o descongestionante”, destaca. 

 

O que fazer em caso de obstrução intensa? 

Professor Helissandro Coelho diz que, os casos de obstrução nasal intensa, que duram mais de duas semanas, devem ser investigados por um otorrinolaringologista. “O paciente deve ficar atento quando a obstrução for unilateral e persistente, acompanhada de dor, secreção nasal ou sangramentos. Nesses casos, ele deve procurar ajuda médica. Outros sintomas, como febre, perda de peso, cefaleia ou alterações visuais também merecem atenção especial”, destaca o professor da UNIFACS, cujo curso de Medicina é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. 

 

Para quem está sofrendo com a obstrução, técnicas simples, como lavar as narinas com solo fisiológico e aumentar a umidade do ambiente, podem ajudar no alívio dos sintomas. Além disso, o especialista alerta que nenhum medicamento, incluindo os descongestionantes nasais, deve ser utilizado sem uma orientação médica.

 

Sobre a UNIFACS  

 

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. 

 

Sobre a Ânima Educação

 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

 

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo