das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Mergulho em águas rasas é a segunda maior causa de lesões medulares no Brasil durante o verão; confira dicas de segurança
11h14

Mergulho em águas rasas é a segunda maior causa de lesões medulares no Brasil durante o verão; confira dicas de segurança

Especialista traz dicas para prevenir acidentes e realizar primeiros socorros

O verão chegou e com ele o aumento nas temperaturas e, consequentemente, a vontade de um refresco em piscinas, praias, rios e cachoeiras. Porém, nessa época do ano, o mergulho em águas rasas sobe da 4ª para a 2ª posição entre as principais causas de lesão medular no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e do Ministério da Saúde, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Por isso é preciso redobrar os cuidados. 

 

Fisioterapeuta e professor dos cursos de Fisioterapia e Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), Pablo Barbosa alerta para a forma mais segura de realizar um mergulho. “Na hora de entrar em ambientes aquáticos, devemos observar com cautela sua profundidade e nunca mergulhar de cabeça, para evitar traumas e lesões de coluna cervical ou crânio, decorrente de mergulhos em águas rasas”, orienta. 

 

Conforme o especialista, as principais lesões provocadas por mergulho em águas rasas são o traumatismo raquimedular (TRM), que pode ser classificada como a lesão mais grave provocada nessas situações, e o traumatismo cranioencefálico (TCE). “Essas duas lesões podem provocar sequelas graves, definitivas e, até mesmo, a morte”, ressalta. Além disso, os traumas de face também podem ocorrer, sendo os mais comuns a laceração de estruturas da face e fratura de ossos ou do crânio. Outras sequelas envolvem: alterações neurológicas, perda de sensibilidade e alterações na mobilidade. 

 

O professor da UNIFACS, cujo curso de Medicina é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, faz a seguinte recomendação aos banhistas: “é importante ficar de olho no excesso de consumo de bebidas alcoólicas e nos cuidados tomados ao adentrar ambientes aquáticos, mesmo que você tenha familiaridade com eles”. 

 

Primeiros socorros 

Em casos de acidentes é importante realizar os primeiros socorros de maneira adequada. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, em 2017, revelou que em 67% dos casos de acidentes por mergulhos em águas rasas resultam no óbito do acidentado antes mesmo que ele possa chegar a um hospital. Essa estatística pode ser associada aos primeiros socorros mal realizados ou não feitos. 

 

Pablo Barbosa destaca que boa parte das lesões podem acontecer após o trauma. Por isso é necessário ter atenção na hora do socorro. “Em caso de acidente, a vítima deve ser levada com cuidado para fora da água e aguardar a chegada da ajuda especializada. A manipulação do indivíduo lesionado sem o devido conhecimento ou a imobilização feita de forma inadequada pode levar à piora do quadro”, explica. 

 

Além disso, não é recomendado testar os movimentos da vítima ou tentar levantá-la, pois isso pode agravar uma possível lesão medular. A locomoção da vítima para um ambiente hospitalar deve ser feita por uma equipe especializada. 

 

Dicas de segurança 

Os jovens são o principal grupo de risco de acidentes em águas rasas, que geralmente ocorrem durante atividades recreativas. Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna, cerca de 90% das vítimas estão na faixa etária de 10 a 25 anos. Por isso, é importante que o adulto responsável mantenha a supervisão de crianças e adolescentes quando eles estiverem na água, diminuindo os riscos não apenas de lesões, mas de afogamentos. 

 

São medidas que podem ser tomadas para garantir mais segurança nas águas: 

· Nunca superestime a sua capacidade de nadar (ou daqueles que estão sob sua responsabilidade); 

· Evite mergulhar em águas turvas ou desconhecidas; 

· Não empurre pessoas para dentro da água; 

· Nunca mergulhe de cabeça; 

· Evite mergulhar após a ingestão de bebida alcoólica. 

Sobre a UNIFACS  

 

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. 

 

Sobre a Ânima Educação

 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

 

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo