das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Verão: saiba como prevenir a saúde íntima na estação mais quente do ano
12h12

Verão: saiba como prevenir a saúde íntima na estação mais quente do ano

Especialista destaca dicas para evitar infecções ginecológicas

Dias cada vez mais ensolarados, necessidade de mais hidratação e uso de roupas leves apontam a chegada da estação mais quente do ano. Para as mulheres, o período também requer cuidados especiais com a saúde íntima. Ficar com biquíni molhado por horas ou usar roupas muito justas, por exemplo, pode causar irritações e infecções na região íntima, ainda mais em um contexto considerado ideal para a proliferação de fungos e bactérias por conta da transpiração. 

 

Ginecologista e professora do curso de Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), Maria Karenina Machado alerta para a importância da autoidentificação dos sinais de alterações na saúde íntima da mulher. “Nosso clima quente-úmido predispõe com mais facilidade a vulvovaginite, conhecida como candidíase vaginal. Portanto, sinais e sintomas, como dor ou qualquer alteração que cause desconforto, prurido e ardor vaginal e corrimento anormal, são alertas para procurar um profissional ginecologista”, orienta a especialista. 

 

Além disso, o excesso de lavagens na região íntima, utilização de produtos inadequados e com um pH não recomendável, uso contínuo de absorventes diários e mal uso de banheiros públicos em locais diversos, podem ser prejudiciais às mulheres. 

 

Dicas para manter a saúde íntima 

 

A fim de evitar complicações, a professora de Medicina da UNIFACS, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, lista algumas recomendações essenciais para que as mulheres possam curtir o verão de forma segura e protegida: 

 

Beba bastante água; 

Mantenha uma boa higiene; 

Opte por roupas leves e respiráveis e, nos dias mais quentes, prefira peças de algodão; 

Evite o uso de amaciantes e alvejantes nas peças íntimas; 

Não exagere nos banhos diários; 

Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo, principalmente calcinhas e biquinis; 

Mantenha a região íntima seca e ventilada; 

Esteja em dia nas consultas com seu ginecologista; 

Ao usar banheiros públicos, evite o contato direto da pele com a superfície. 

 

Sobre a UNIFACS  

 

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. 

 

Sobre a Ânima Educação

 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

 

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo