Programa de combate ao desperdício do McDonald’s já doou mais de 7 toneladas de alimentos

Em nove meses, a iniciativa já chegou a cerca de 100 restaurantes da rede pelo Brasil

Neste ano, as cozinhas do McDonald’s ganharam o reforço de novos processos de combate ao desperdício que tem gerado impacto socioambiental positivo a partir da doação de alimentos. A iniciativa consiste na identificação e separação de ingredientes que perdem valor comercial por algum motivo, mas ainda contém qualidade para consumo. Esses itens são doados para ONGs por meio da plataforma online criada pela startup social Comida Invisível. Em nove meses, o programa chegou a cerca de 100 restaurantes que doaram mais de 7.700 kg de alimentos a 33 ONGs.

Segundo a ONU, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida no mundo, problema gerado em diferentes momentos da cadeia produtiva da indústria da alimentação. O combate ao desperdício é uma das principais maneiras de reduzir essa perda e destinar a comida para quem mais precisa. Essa premissa está alinhada ao compromisso da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, de impactar positivamente a sociedade e usar sua escala para impulsionar o desenvolvimento sustentável através da Receita do Futuro, estratégia de atuação ESG da companhia.

O programa foi desenvolvido em parceria com a Comida Invisível e já proporcionou a doação do equivalente a 38 mil pratos de comida para instituições dedicadas aos cuidados com pessoas em vulnerabilidade social.  “Na Arcos Dorados acreditamos que nossa operação deve gerar impacto positivo na sociedade e, como uma rede de alimentação, combater o desperdício e contribuir para o combate à fome tangibiliza de forma direta a nossa missão”, comenta Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados no Brasil.

Para tornar isso possível, novos processos e protocolos foram inseridos na dinâmica dos restaurantes para identificação, separação e conservação de itens que apresentam características fora do padrão comercial do McDonald’s, mas que estão em perfeitas condições para consumo. Na empresa, os alimentos que podem ser destinados para a doação incluem pães, tomates, maçãs, carnes (bovina e de frango), pães de queijo, croissant, tortinhas e casquinhas de sobremesa.

O engajamento dos funcionários é um fator essencial para o sucesso da iniciativa. Os colaboradores dos restaurantes participantes recebem treinamentos e um guia com orientações sobre os processos, refletindo na iniciativa os mesmos cuidados com qualidade e segurança do alimento tradicionais das cozinhas do McDonald’s. O envolvimento ativo dos times em um projeto que gera impacto positivo nas comunidades é mais uma forma de conectar os jovens aos valores da companhia.

“Apostamos no potencial da iniciativa para fazer a diferença, por isso investimos quase um ano de estudos para estruturar um programa escalável e que possa chegar a cada vez mais restaurantes. Pudemos celebrar um grande avanço neste ano, mas é apenas o começo”, afirma a executiva. Apostando na escala da companhia, a expectativa é que o programa amplie o alcance do impacto ambiental, por meio da redução do desperdício e da geração de resíduos orgânicos, além de impacto social. “Temos tido uma resposta muito positiva e, assim, avançamos em diversas frentes da Receita do Futuro, que tem um olhar de cuidados com as pessoas e com o planeta”, completa Marie.

Comida Invisível

A Comida Invisível é uma startup de governança social e ambiental, que através de tecnologia, integração e processos conecta alimentos que perderam o valor comercial com quem precisa. Com mais de 20 mil ONGs mapeadas em sua plataforma, a empresa foi certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food e reconhecida pela UnHabitat com o selo Wise Waste Cities como uma das 20 soluções mais inovadoras no combate ao desperdício de alimentos no mundo.

“É uma alegria enorme ter a rede McDonald’s dando um destino positivo aos alimentos através da nossa plataforma. Atuamos por geolocalização, com otimização de processos, certificação das ONGs e treinamento constante, além de oferecer toda a segurança jurídica e sanitária para que o processo se dê com a máxima segurança”, comenta Daniela Leite, fundadora da Comida Invisível. Além de oferecer um canal prático para as ONGs conseguirem doações, a plataforma da startup também permite que as empresas parceiras acompanhem o alcance de suas ações. “Durante todo o processo, os estabelecimentos doadores têm acesso ao painel de indicadores de ESG com todo o controle das doações e o impacto social e ambiental das doações realizadas”, completa Daniela.

Para conhecer mais sobre a atuação socioambiental da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 95.000 funcionários (dados de 30/06/2023). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com