das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Simulado de emergência testa plano de resposta a acidente aéreo no Aeroporto de Salvador 
15h35

Simulado de emergência testa plano de resposta a acidente aéreo no Aeroporto de Salvador 

Novembro, 2023 – Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, realizou um simulado de emergência aeroportuária para avaliar a resposta a um acidente aéreo envolvendo 42 passageiros. A atividade contou com a participação de mais de 300 pessoas, por meio de ações coordenadas entre diversos órgãos, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Transalvador, a Polícia Militar, a Polícia Federal, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DCTEA), Corpo de Bombeiros Militar, representantes de companhias aéreas, Vitalmed e do próprio Aeroporto de Salvador. 

O exercício atende à regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que exige a realização de testes periódicos de prontidão e resposta a emergências aeronáuticas. 

O objetivo do simulado foi aferir os procedimentos previstos no plano de emergência do Aeroporto, para identificar oportunidades de melhorias de processos e disponibilidade de recursos, garantindo a efetividade na preservação de vidas em situações reais de acidentes. 

"É fundamental realizar exercícios práticos como este para identificar áreas que precisam de melhoria em nossas ações emergenciais. O foco é sempre garantir a máxima eficiência para preservar vidas", comentou Jader Depa, Gerente de Resposta à Emergência. 

Para a atividade, foi importante a participação de diversos outros órgãos e entidades que desempenham papéis cruciais na resposta e gestão de emergências. Entre eles, destacam-se a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o Hospital Geral do Estado (HGE), a Base Aérea de Salvador, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER/PMBA), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Operadores Aéreos, a Superintendênia de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (STELECOM / SSP-BA) e as Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Esatas). 

O Salvador Bahia Airport reitera seu compromisso com a segurança e a prontidão operacional, realizando regularmente exercícios simulados para fortalecer suas capacidades de resposta e garantir a segurança dos passageiros e da comunidade aeroportuária. 

Sobre o Salvador Bahia Airport 

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com um investimento de R$ 700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental. 

Sobre a VINCI Airports 

A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050. 

Para mais informações:  

www.vinci-airports.com  

@VINCIAirports  

https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/ 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo