das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
VINCI Airports conquista “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil” para Salvador Bahia Airport pelo terceiro ano consecutivo
10h38

VINCI Airports conquista “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil” para Salvador Bahia Airport pelo terceiro ano consecutivo

Desde a implantação da estratégia ambiental da VINCI Airports, o aeroporto conquistou todas as edições do Prêmio Aeroportos Sustentáveis O Salvador Bahia Airport também recebeu o selo “Aeroporto Verde” do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe A VINCI Airports implementará sua política nos outros 7 aeroportos operados no norte do Brasil desde janeiro de 2022

VINCI Airports conquista “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil” para Salvador Bahia Airport pelo terceiro ano consecutivo

Ao obter as maiores pontuações em quesitos relacionados à sustentabilidade, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, foi premiado pelo terceiro ano consecutivo como o mais sustentável do Brasil. O reconhecimento é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anualmente como parte de seu Programa de Aeroportos Sustentáveis. 

 

O terminal alcançou o topo do pódio no ranking geral ao pontuar 97,04% ao cumprir todos os critérios estabelecidos pela Agência. O Aeroporto de Salvador atingiu seu melhor desempenho em gestão de ruído de aeronaves, mudanças climáticas, resíduos e energia elétrica. Ao todo, a ANAC avaliou 32 critérios relacionados à gestão ambiental em 20 aeroportos brasileiros. 

 

O Salvador Bahia Airport iniciou seu caminho para se tornar o terminal mais sustentável do Brasil em 2018, quando foi introduzida a estratégia ambiental da VINCI Airports, com o objetivo de reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

O aeroporto foi o primeiro no Brasil a instalar uma usina solar, a interromper o envio de resíduos sólidos para aterros sanitários e a reutilizar águas residuais. Também recebeu o selo “Aeroporto Verde” do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC). 

 

A estrutura conta ainda com um programa de manejo da fauna e um sistema que permite captar água da rede de ar-condicionado para reutilizá-la. Os antigos equipamentos foram substituídos por outros ecoeficientes, a iluminação convencional por LED e foi implementado um processo de monitoramento para medir a quantidade de água e energia utilizada pelos subconcessionários. 

 

O Diretor Técnico do Salvador Bahia Airport, Yann Le Bihan, comenta: “Este prêmio é resultado de um plano de ação ambiental global da VINCI Airports. Ele tem como objetivo trazer soluções para nossos clientes e stakeholders além do nosso perímetro e liderar a transformação ecológica pela qual a indústria de aviação está passando, através da promoção nosso lema de mobilidade positiva”. 

Sobre o Salvador Bahia Airport  

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental. 

Sobre a VINCI Airports 

A VINCI Airports, a principal operadora de aeroportos privados do mundo, administra 53 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Aproveitamos nossa experiência em um integrador abrangente para desenvolver, financiar, construir e operar aeroportos, ao mesmo tempo em que potencializamos nossa capacidade de investimento e experiência em otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e conduzir a transição ambiental. A VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a iniciar a implementação de uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050. 

Mais informações estão disponíveis em: www.vinci-airports.com

@VINCIAirports https://www.linkedin.com/company/vinci-airports 


 


Informações à Imprensa 

ROSELI SERVILHA/ GRAZIELLA GARCIA

roseli@comunicativaassociados.com.br 

graziella@comunicativaassociados.com.br  

Tel.: (71) 98133-4066 / 98133-4070

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo