das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Ultrarrápido: Entenda como funciona o teste de COVID-19 que entrega o resultado em 90 minutos
14h40

Ultrarrápido: Entenda como funciona o teste de COVID-19 que entrega o resultado em 90 minutos

Após mais de um ano do primeiro caso de Covid-19 no país e no mundo, a ciência segue avançando nas possibilidades de tratamento e também de detecção. É o caso do teste molecular baseado na amplificação de ácido nucleico por reação isotérmica, que permite detectar se há presença do vírus da COVID-19 em até 45 minutos, com liberação de resultado em 90 minutos. 

“O teste é realizado com uma amostra do paciente coletada com swab nasal (dispositivo que parece um cotonete grande) e colocado numa solução acídia”, explica Rejane Hughes, assessora científica do DNA Laboratório. “Se o vírus SARS-CoV-2 estiver presente na amostra, essa solução irá abrir o envelope viral e expor o material genético do vírus”, completa.  

A especialista explica que para que ocorra essa detecção de forma eficiente, o material coletado passa por um processo chamado de amplificação, em que uma enzima faz milhões de cópias do material genético e aumenta o sinal da presença do vírus de modo que o equipamento possa captá-lo.  

Diferenças entre o PCR e o teste ultrarrápido 

Apesar da metodologia de amplificação isotérmica do teste ultrarrápido e do PCR serem ambas baseadas na amplificação de ácido-nucleico (NAAT), Rejane explica que existem três diferenças básicas entre essas duas metodologias: A primeira delas é a temperatura, pois na amplificação por PCR, faz-se necessário vários ciclos de alternância de temperaturas, enquanto que no teste ultrarrápido, o processo acontece à temperatura constante.  

Outra diferença é o tipo de ácido nucleico (ou material genético) utilizado nos testes, já que o material genético do vírus da COVID-19 é de RNA, e a técnica de PCR faz amplificação de DNA, sendo necessário fazer uma conversão. O teste ultrarrápido faz o processo diretamente em RNA viral, sem precisar fazer essa conversão.  

Outra diferença é justamente o tempo, já que devido à necessidade de alternância de temperatura e da conversão do RNA em DNA, a técnica de PCR precisa de um maior tempo para detectar a presença do vírus, enquanto que o teste ultrarrápido realiza essa detecção em menos de uma hora.  

O PCR e o teste ultrarrápido são realizados pelo DNA Laboratório, sendo que o teste ultrarrápido realizado exclusivamente por meio de Drive-Thru nas unidades do Rio Vermelho e Paulo VI. 

 

Sobre o DNA Laboratório 

O DNA é um laboratório de análises clínicas e genética médica com 24 anos de mercado. Atualmente podem ser realizados mais de 2000 exames, envolvendo biologia molecular e diversos testes genéticos, além da realização do exame que detecta a COVID-19. O DNA possui certificações de qualidade como a ISO 9001:2015 e a Acreditação PALC.   

Para mais informações, acesse: www.dnagenetica.com.br.   

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo