das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Tomou a vacina? Teste indica se possui anticorpos protetores

Tomou a vacina? Teste indica se possui anticorpos protetores

Após uma longa espera para o início da vacinação, cada vez mais pessoas que já tomaram a segunda dose da substância desejam saber se de fato estão imunizadas ou possuem anticorpos protetores. Embora a presença de anticorpos contra o vírus causador da Covid-19 não seja uma garantia de proteção a infecção, a determinação de anticorpos neutralizantes é importante, em especial naqueles pacientes com baixa ou nenhuma produção de anticorpos.

“Essas pessoas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), provavelmente estão mais sujeitas a infecção e à doença causada pelo vírus. Por isso, devem ser ainda mais cuidadosas em relação às medidas protetivas, como uso de máscara e álcool em gel”, comenta Dr Fernando Araújo, médico e assessor científico do DNA Laboratório.

Para avaliar qual o nível de produção de anticorpos ou resposta vacinal, o DNA Laboratório optou por um teste altamente sensível e específico, para dosagem direta quantitativa de Anticorpos Neutralizantes anti-proteína S1 fração RBD (que é a parte do vírus que interage com o receptor ACE2 na célula humana e promove a entrada do SARS-CoV-2 na célula). Estes anticorpos impedem a interação do vírus com a célula, dificultando sua entrada e replicação, por isso são chamados de neutralizantes

“A testagem pós-vacinal é essencial para se entender a resposta imune que se segue à vacina, independentemente de qual tipo ou marca for aplicada, e após a infecção pelo SARS-CoV-2", comenta Ana Paula, assessoria técnica do DNA Laboratório. “Todas as vacinas autorizadas e distribuídas no Brasil promovem resposta humoral possível de ser detectada pelo teste de Anticorpos Neutralizantes anti-S1 fração RBD que disponibilizamos aos nossos clientes”, comenta ela.

O exame é feito por meio de coleta de sangue, não necessita de jejum, e deve ser feito pelo menos 15 dias (idealmente 30 dias) após a aplicação da segunda dose da vacina.

Sobre o DNA Laboratório

O DNA é um laboratório de análises clínicas e genética médica com 24 anos de mercado. Atualmente podem ser realizados mais de 2000 exames, envolvendo biologia molecular e diversos testes genéticos, além da realização do exame que detecta a Covid-19. O DNA possui certificações de qualidade como a ISO 9001:2015 e a Acreditação PALC.

Para mais informações, acesse: www.dnagenetica.com.br.

 Informações à Imprensa:
KEYLA PEREIRA / LUANA SILVA