Assaí anuncia adesão aos princípios de empoderamento das mulheres para fomentar igualdade de gênero

Na região Nordeste, a quantidade de gerentes mulheres dobrou entre 2019 e 2020

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Assaí Atacadista anuncia a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women's Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada à meta #5 da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 do Pacto Global.

A assinatura reforça o compromisso da companhia como agente transformador da sociedade e visa fomentar ainda mais o desenvolvimento de políticas e de iniciativas que promovam a equidade e inclusão feminina. Atualmente, apenas na região nordeste, a companhia conta com 45% de sua força de trabalho feminina e, entre os anos de 2019 e 2020, o número de gerentes mulheres dobrou na região.

Um exemplo é Lílian Cardoso, gerente da loja de Mussurunga. Ela chegou no Assaí em 2017 e, nestes quatro anos, foi desafiada a assumir a gerência em três lojas. A profissional, com experiência em liderança desde 2009, começou sua carreira profissional em 1998, como operadora de caixa.

No Assaí, Lílian inaugurou duas lojas e assumiu a gerência da unidade de Mussurunga, primeira com açougue na regional e segunda no país. "Ter a oportunidade de mostrar meu trabalho, mais uma vez, como gestora, foi um reconhecimento muito grande da empresa", revela.

Segundo ela, o diferencial da liderança feminina é a resiliência, a característica multitarefas, o cuidado com o time e a entrega de resultados. "A cada dia, a mulher se sente desafiada a entregar o melhor resultado, até para garantir o seu posicionamento na empresa e o respeito dos colegas. Ter uma liderança feminina hoje é um diferencial e a empresa está de parabéns por valorizar tanto isso, pois a cada dia que passa vejo mais mulheres assumindo papel de gerente", completa Lílian Cardoso.

Sempre em busca de resultados relevantes - e sua passagem pelas unidades comprova isso -, Lílian segue sua preparação com foco na meta de vir a assumir uma gerência regional a médio prazo. "O que me representa hoje são os meus números e a minha liderança. Almejo ser uma executiva dentro do Assaí e estou me preparando para isso. Sempre falo aos meus colaboradores: se dedique ao Assaí, que você vai crescer junto com a empresa", diz a gerente da unidade de Mussurunga.

Informações à Imprensa

GRAZIELLA GARCIA / LÍVIA VEIGA