das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Síndrome Pós-Covid: mesmo quem teve sintomas leves pode desenvolver sequelas
09h11

Síndrome Pós-Covid: mesmo quem teve sintomas leves pode desenvolver sequelas

Se recuperar da Covid-19 não significa que o paciente tenha sua saúde totalmente restabelecida.  

Se recuperar da Covid-19 não significa que o paciente tenha sua saúde totalmente restabelecida. Mesmo quem teve o quadro leve da doença ou não apresentou sintomas pode ter sequelas. Fraqueza muscular, indisposição, fadiga, dificuldades respiratórias, perda do olfato e paladar, taquicardia, dores no peito e nas articulações são alguns dos sintomas mais comuns que podem persistir durante meses.  

  

“Após a doença, a pessoa vai precisar passar por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicólogo, entre outros profissionais que vão poder avaliar os sintomas e indicar qual o melhor tratamento. Há sequelas causadas pela Covid que ainda não conhecemos e serão relatadas com o advento da doença”, afirma o médico infectologista Igor Brandão. 

 

Ainda de acordo com o especialista, os sintomas são muitos e os recursos terapêuticos devem ser individualizados para cada paciente. Entre as formas de tratamento mais recorrentes, ele aponta a fisioterapia motora, a respiratória e a olfativa. “Também pode ser necessária a utilização de medicação, pois os pacientes podem desenvolver doenças como diabetes ou pressão alta devido ao uso de corticoides durante o tratamento para a Covid-19”, explica o médico. 

 

De acordo com relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), após seis meses do início da doença, a maioria dos pacientes teve, pelo menos, um sintoma, em grande parte fadiga ou fraqueza muscular, dificuldades para dormir e ansiedade ou depressão. Além disso, pacientes que apresentaram casos graves tinham maior risco de doenças pulmonares, fadiga ou fraqueza muscular e ansiedade ou depressão. 

 

Síndrome Pós-Covid x Reinfecção 

Embora estejamos convivendo com a doença há quase um ano, muitas ainda são as dúvidas em torno dela, como, por exemplo, os casos de reinfecção. De acordo com o médico, eles não devem ser confundidos com as sequelas, que também estão sendo chamadas de Síndrome Pós-Covid. “A Síndrome são os sintomas que acometem as pessoas mesmo depois do período do quadro da doença. Já o diagnóstico da reinfecção não é tão simples. É preciso haver, pelo menos, três meses de diferença entre os quadros e fazer uma comparação entre as amostras coletadas para analisar o genoma do vírus e saber se teve alguma alteração. Nesse caso, pode ser uma reinfecção”, explica Igor.   

 

Tratamentos complementares  

Segundo o médico infectologista, além dos sintomas, alguns pacientes com Covid-19 podem apresentar também quadros de ansiedade e medo intenso. Por isso, além do tratamento alopático para os sintomas, o uso de fitoterápicos e Florais de Bach podem ajudar a lidar com esses fatores psicológicos. Eles também podem ser aliados na recuperação da Síndrome Pós-Covid.  

 

Veja abaixo alguns exemplos:  

Relora – Fitoterápico que ajuda a controlar a ansiedade e o estresse, normatiza os níveis de cortisol no organismo, melhora a fadiga e ajuda no sono.  

Melatonina – Hormônio indutor do sono, tem função anti-inflamatória, antioxidante e imunomodulatória, ou seja, ajuda a fortalecer a imunidade.  

Imuno TF - Polipetídeo conjugado, voltado exclusivamente para o fortalecimento do sistema imunológico. Ativa os mecanismos de defesa do corpo e auxilia a ter uma memória imunológica. 

 

Já Rosana Amorim, farmacêutica da Singular Pharma e especialista em Florais de Bach, explica que alguns florais podem ajudar os pacientes a lidar com as suas emoções: Mimulus (vai auxiliar na coragem), Rock-Rose (vai ajudar a ter calma e clareza mental), Red Chestnut (auxilia a manter a tranquilidade) e o Rescue (para situações estressantes, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio mental e emocional). 

 

Ela alerta que o tratamento vai variar conforme os sintomas apresentados pelos pacientes. “Ainda estamos aprendendo a lidar com a Covid-19 e com os seus efeitos posteriores. É fundamental que o tratamento seja feito com orientação médica”, enfatiza Rosana.   

 

Sobre a Singular Pharma 
A Singular Pharma é uma empresa farmacêutica que tem como objetivo fornecer as melhores soluções para seus clientes em gerenciamento de peso, longevidade, controle do stress, qualidade do sono e melhoria da função cognitiva. Com laboratórios em cidades da Bahia e de Sergipe, a Singular Pharma é pioneira em formulações voltadas para o bem-estar nesses estados. Através de investimento constante em conhecimento e em tecnologia de ponta, disponibiliza para os seus clientes ativos citados nos estudos científicos mais recentes, oferecendo uma gama atualizada de produtos farmacêuticos. As formulações da Singular são desenvolvidas seguindo rígidos protocolos sanitários e de qualidade e têm o conceito “free”: são livres de glúten, lactose, petrolatos e óleos minerais - reduzindo a chance de reações adversas. 

 

Informações à Imprensa:   

CAROL AQUINO/ LUANA SILVA  
carol@comunicativaassociados.com.br   
luana@comunicativaassociados.com.br   
Tel.: (71) 98206-8353 / 98119-8363 
#comunicaçãoagentefaz   
Facebook: comunicativa.associados   
Instagram: comunic.ativa   
www.comunicativaassociados.com.br   

 

 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo