das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
JANEIRO BRANCO: Psiquiatra orienta sobre cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia
13h00

JANEIRO BRANCO: Psiquiatra orienta sobre cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

A especialista da Holiste, Lívia Castelo Branco, ressalta a importância do diálogo e de rede de apoio familiar no enfrentamento da depressão e ansiedade

JANEIRO BRANCO: Psiquiatra orienta sobre cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

O mês da campanha nacional de alerta aos cuidados com a saúde mental já começou, e nunca foi tão oportuna a discussão acerca da necessidade de uma orientação profissional para a garantia da qualidade de vida. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já posicionava o Brasil na liderança mundial em casos de transtornos de ansiedade (9,3% da população) e em quinto lugar no ranking de casos de depressão (5,8% dos brasileiros). Com a pandemia da COVID-19, esse quadro se agravou.  

De acordo com a psiquiatra da clínica Holiste, Lívia Castelo Branco, os casos de ansiedade e depressão aumentaram muito nesse período de pandemia. Dados preliminares de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em setembro do ano passado, apontaram um cenário alarmante: 86,5% dos entrevistados admitiram sofrer de ansiedade, 45,5% de transtorno de estresse pós-traumático e 16%, de depressão grave.  

Neste Janeiro Branco, Lívia ressalta que o mais importante é entender que há coisas das quais não se tem controle. Portanto, é necessário que as pessoas trabalhem para se adaptar melhor às situações. “O acompanhamento profissional, psicológico, às vezes é necessário para lidar com essa nova rotina, com essas mudanças, que são tanto do ponto de vista social, quanto profissional e familiar”, explica a psiquiatra.  

 

Atenção aos sinais  

A principal orientação, nesse momento em que o convívio social está praticamente restrito ao ambiente familiar, é reconhecer a importância do diálogo entre os membros da família, como reforça Lívia Castelo Branco. “É fundamental que as pessoas que convivem se escutem, deem apoio uma a outra, encontrem formas de lidar com o estresse juntas, que as pessoas sejam rede de suporte umas para as outras. Se você observar um familiar com algum desses sintomas, colar junto com ele para ajudar e procurar um profissional, caso necessário”, orienta.  

Os sinais de que a saúde mental precisa de atenção e que talvez seja necessário procurar um especialista podem ser percebidos a partir do aparecimento de alguns sentimentos ou sintomas físicos. “O acompanhamento psiquiátrico é importante quando você percebe alterações no corpo, como: alterações de sono; dores no corpo muito frequentes, sem nenhum achado clínico; se você tem dificuldade para realizar atividades do dia a dia, que você não tinha antes; variações de humor com frequência; dificuldade na relação com pessoas; e você se sente triste ou muito ansioso e isso atrapalha sua rotina”, explica Lívia Castelo Branco.  

Mais frequentes nesse período, depressão e ansiedade possuem características bem específicas: “Transtornos de ansiedade são caracterizados por preocupação excessiva, por sofrimento por antecipação, dificuldade de concentração, esquecimento com frequência e por casos em que situações que podem causar estresse são evitadas. Já os sintomas mais frequentes da depressão são: tristeza, falta de ânimo, isolamento, dificuldade de lidar com os problemas, muitas vezes vem irritabilidade, e até o pensamento de morte”, explica a médica. 

 

Novo ano e novas práticas em mente  

Apesar do número alarmante de pessoas afetadas, muita gente ainda possui preconceito e resistência quando o tema é saúde mental. E esse é um importante entrave para a busca por tratamento. “Se a gente pensar que todos nós temos dificuldades de lidar com questões do dia a dia, com as nossas relações, com questões de nossa rotina e planos para o nosso futuro, todo mundo precisa de ajuda profissional em algum momento da vida”, alerta a psiquiatra da Holiste.  

Os riscos em não cuidar de um transtorno são muitos, dentre eles o de agravamento quadro e de abuso de medicações sem orientação de um especialista. “Com relação à psiquiatria, muita gente ainda prefere tomar remédio do que lidar com o problema por meio da fala. É importante ficar atento e procurar profissionais que façam uma avaliação de forma global”, alerta Lívia Castelo Branco. O acompanhamento psicológico, por exemplo, faz com que o paciente passe a lidar melhor com os estressores que estão acontecendo atualmente e se adapte melhor a essa nova rotina. 

Para começar 2021 com foco na melhoria da saúde mental, a psiquiatra orienta sobre a manutenção das melhores práticas: “a importância da atividade física, que também tem uma ação antidepressiva e ansiolítica; horários regulares de sono, alimentação saudável e a importância do lazer e socialização”.  

 

Sobre a Holiste  

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede localizada no bairro de Pituaçu, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico (com Pronto Atendimento 24 horas). A clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba.  

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br/.  

 

Informações à Imprensa 
LÍVIA VEIGA / THAIS FIGUEIREDO 

livia@comunicativaassociados.com.br 
thais@comunicativassociados.com.br 
Tel.: (71) 99148-0586 / 98133-4065 
#comunicaçãoagentefaz 
Facebook: comunicativa.associados 
Instagram: comunic.ativa 
www.comunicativaassociados.com.br 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo