das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Iniciativa de estudantes oferece educação financeira para endividados 
15h54

Iniciativa de estudantes oferece educação financeira para endividados 

Alunos da UNIFACS realizam acompanhamento que tem duração de dois meses 

Além da saúde física, um dos pontos de atenção trazidos pela pandemia foi a importância de um planejamento financeiro para a saúde financeira das famílias brasileiras. Já em 2018 uma pesquisa do SPC Brasil apontava que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento. Pensando nisso, alunos da UNIFACS desenvolveram o Solux Reprograma, um projeto de educação financeira,em parceria com a universidade. 

Através desse programa, que teve início no primeiro semestre de 2020, as pessoas com dificuldades financeiras podem se inscrever gratuitamente para um acompanhamento semanal com duração de dois meses, período em que receberão capacitação sobre educação financeira e aprenderão a ressignificar sua relação com o dinheiro.   

Ao total, cinco pessoas estão envolvidas no projeto, entre seus criadores e estudantes que são capacitados para atuar realizando o acompanhamento dos inscritos. “Esses mentores analisam o histórico da pessoa, suas dívidas e aplicam uma didática que foi criada por nós para auxiliá-la no controle de gastos e quitação de dívidas”, explica Danilo Oliveira, estudante do curso de Economia da UNIFACS e criador do Solux Reprograma.  

Para ele, a educação financeira “é o pilar da vida de qualquer pessoa. Você precisa para tudo, desde saber economizar, como saber consumir e investir para obter ganhos futuros e ter uma vida melhor. Isso é um problema muito grande no Brasil, muitas pessoas precisam desse suporte”, acredita.  

De acordo com Danilo, a ideia do projeto surgiu da vontade dele em auxiliar as pessoas em relação à vida financeira e, ao perceber a carência desse tipo de serviço nas universidades, propôs a parceria à UNIFACS. A inscrição no Solux Reprograma pode ser feita através de formulário. Mais informações podem ser encontradas no perfil do instagram: @ solux.edfinanceira. 

Para a analista de comunicação, Maíra Silva, a reeducação financeira está fazendo enxergar gastos que antes eram despercebidos. “A consultoria da Solux está me fazendo perceber como de fato eu uso o meu dinheiro e onde posso melhorar. As conversas são detalhadas e longas. Recebo até puxão de orelha, mas está valendo a pena”, conta a analista, que há um mês passou a ter controle dos gastos com dicas como anotar diariamente o que compra. 

Dados do SPC Brasil 

De acordo com o resultado da pesquisa realizada em 2018 pelo SPC Brasil, o brasileiro não tem disciplina para lidar com suas finanças. 45,8% dos entrevistados não realizam um controle sistemático do seu orçamento. Entre as principais dificuldades encontradas, 26% dos participantes afirmou não ter disciplina para registrar ganhos e gastos. Já 19% alegaram que não recordar das compras em dinheiro e que não constam no extrato bancário. Já 8% elegeram a falta de tempo como principal dificuldade enfrentada para organizar as finanças. 

Além disso, 47,2% não sabem o quanto pagam de juros ao parcelar uma compra. Outro dado que chama a atenção é que três em cada dez (29,1%) consumidores admitem nem sempre saber qual será a sua renda total do próximo mês. 21% dos entrevistados afirmou fechar o mês no “vermelho” e 24,1% atrasam pelo menos uma conta todos os meses. 

 

Sugestão de fonte: Danilo Oliveira, estudante do Curso de Economia na UNIFACS e criador do Solux Reprograma. 

 

Informações à Imprensa: 

LUIZA RIBEIRO / LUANA SILVA 

luiza@comunicativaassociados.com.br 

luana@comunicativaassociados.com.br  

Tel.: (71) 98133-4069 / (71) 98119-8363 

#comunicaçãoagentefaz 

Facebook: comunicativa.associados 

Instagram: comunic.ativa 

www.comunicativaassociados.com.br 

 

 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo