De segunda a sexta das 7 as 19h 713450-5347 / 48 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Fisioterapeuta é essencial para recuperação de pacientes com Covid-19
09h49

Fisioterapeuta é essencial para recuperação de pacientes com Covid-19

Profissionais são responsáveis por reabilitação respiratória e motora

Dia 13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta e muitos ainda não sabem a importância desse profissional para a recuperação de pessoas que contraíram o novo Coronavírus, especialmente daquelas que precisaram ser intubadas. Reinaldo Antunes, professor do curso de Fisioterapia da UNIFACS, explica que esses profissionais atuam em duas frentes na UTI: a respiratória e a motora.   

  Na área respiratória, é o fisioterapeuta o responsável por todo o processo de intubação (colocada do tubo). Além de acompanhar diariamente os índices, como a taxa de oxigenação, para realizar o desmame (retirada do aparelho de forma gradual) e a posterior extubação (retirada total do tubo) dos pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).  

Se sabe que um dos sintomas da Covid-19 é justamente a dificuldade para respirar. Isso se deve ao fato de o Coronavírus causar uma grave inflamação nos pulmões, o que por sua vez afeta a frequência respiratória assim como índice de oxigenação. Nesses casos, o paciente necessita da ajuda de um aparelho para respirar satisfatoriamente.  

Reabilitação respiratória 
Uma vez que tenha conseguido voltar a respirar sem a ajuda do aparelho, é necessário fazer exercícios para fortalecer a musculatura inspiratória e estimular a capacidade pulmonar, para que haja a melhora da capacidade total da respiração. Esses exercícios são feitos ainda durante o internamento e devem prosseguir quando o paciente retorna para casa.  

“Já foi comprovado que os pacientes permanecem de um a três meses sem conseguir respirar de forma adequada, mesmo depois de terem se recuperado da doença e recebido a alta”, informa Reinaldo. “Os pacientes debilitados devem procurar um fisioterapeuta para que ele possa orientar e criar exercícios que as pessoas possam improvisar e fazer em casa”, sugere.  

Reabilitação Motora 
De acordo com Reinaldo, a Covid-19 consegue reduzir a força das coxas em mais de 40% nas pessoas que ficam acamadas por mais de uma semana. Já os músculos do braço têm uma redução de 30% em sua força em um período de 10 dias de cama. Nesse sentido, o fisioterapeuta tem um papel essencial de reabilitar o paciente para reinseri-lo em suas atividades cotidianas. 

 

“Diariamente avaliamos a força muscular, o equilíbrio, a coordenação e o nível de colaboração de cada paciente. Primeiramente analisamos se ele consegue sentar e manter o tronco ereto. O próximo passo é fazê-lo ficar de pé, depois andar. Nosso objetivo é fazer evoluções diárias. O fisioterapeuta precisa ser criativo para fazer o paciente gostar do exercício”, conta.  

 

Recompensa 

Para Reinaldo, a maior recompensa é receber notícias dos pacientes recuperados fazendo suas atividades rotineiras. “O fisioterapeuta é o principal reabilitador e é um profissional essencial para recuperação de uma doença tão grave quanto a Covid-19. Nosso foco é devolver a pessoa para sua família. Quando temos esse retorno de que elas estão bem, é muito gratificante. Não tem preço”, afirma. 

Sugestão de fonte: Reinaldo Antunes, professor de Sistemas Cardiorrespiratórios, do curso de Fisioterapia da UNIFACS.  

   

 Informações à Imprensa:  

LUIZA RIBEIRO / LUANA SILVA  
luiza@comunicativaassociados.com.br   
luana@comunicativaassociados.com.br  
Tel.: (71) 98133-4069 / 98119-8363 
#comunicaçãoagentefaz  
Facebook: comunicativa.associados  
Instagram: comunic.ativa  
www.comunicativaassociados.com.br  

  

 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo