das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Mercado de Fusões e Aquisições fecha primeiro semestre com Nordeste na 3ª posição

Região foi responsável por 8% das transações realizadas no período

395 fusões e aquisições foram registradas no Brasil no primeiro semestre deste ano. O volume é 1% maior do que o verificado em 2019 (390 transações) e 17% superior à média dos últimos 5 anos (339). Os dados são de pesquisa sobre esse mercado realizada pela PwC  Brasil e demonstra uma tendência de recuperação em meio à pandemia de Covid-19 que afeta o país.

Só em junho, a quantidade de negócios efetuados foi de 68, ultrapassando os números de março (54), abril (46) e maio (59). Embora tenha participação de 6% no volume de transações em junho, no acumulado do primeiro semestre, a região Nordeste é responsável por 8% das fusões e aquisições realizadas, ficando em 3º lugar no ranking. Com 74% desse mercado em junho e 67% no total dos seis primeiros meses do ano, o Sudeste mantém a liderança no número de transações.

Entre os setores que se destacam nas operações concretizadas, estão o de Tecnologia da Informação, Serviços Auxiliares, Serviços de Saúde, Serviços Públicos e Serviços imobiliários. Juntos, os 5 segmentos contabilizam 236 transações no primeiro semestre do ano, o equivalente a 60% do total de negócios efetivados.

O setor de Tecnologia da Informação, por exemplo, foi responsável por 134 transações, representando 34% do total do primeiro semestre e uma quantidade 14% maior do que a verificada no mesmo período de 2019. Só em junho a área de TI teve 47% do total transacionado no mês.

O levantamento da PwC Brasil aponta também que no consolidado até junho de 2020 as transações envolvendo investidores nacionais correspondem a 74% das aquisições e compras minoritárias, uma máxima histórica para o período. Em comparação com o primeiro semestre de 2019, houve um crescimento de 11% na participação de investidores nacionais (com 283 transações) contra 255 no ano passado.

Sobre a PwC
Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 157 países, atuando no Brasil há 105 anos, com 5.000 profissionais (todos trabalhando de casa neste momento!), dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com.br.

© 2020 PwC. Todos os direitos reservados.

Contatos para a imprensa – Comunicativa
Carol Aquino