das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
COM FOCO NO PRIMEIRO EMPREGO, PROJETO EDUCACIONAL MOBILIZA ESTUDANTES EM MUSSURUNGA
10h40

COM FOCO NO PRIMEIRO EMPREGO, PROJETO EDUCACIONAL MOBILIZA ESTUDANTES EM MUSSURUNGA

Iniciativa de voluntariado corporativo leva orientação profissional e empreendedora aos alunos com o apoio de voluntários

Desde o mês de agosto, os estudantes do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Mussurunga, têm participado de atividades de preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. A iniciativa faz parte do projeto de voluntariado corporativo "Gente que Transforma" da Cibra Fertilizantes em parceria com a organização Júnior Achievement (JA).

 

Até o fim do ano, quatro programas educativos da JA serão aplicados na escola com o apoio de mais de 50 colaboradores da Cibra. São eles: As Vantagens de Permanecer na Escola, Vamos Falar de Ética, Conectado com o Amanhã e Empresário Sombra por um Dia.

 

A ação, que tem beneficiado quatro turmas de alunos do Ensino Fundamental - 7º, 8º e 9º ano, teve sua primeira fase nos dias 20 e 27 de agosto com o programa ‘As Vantagens de Permanecer na Escola’. Na ocasião, os alunos receberam informações educacionais e orientações profissionais, através de ferramentas práticas e atividades dinâmicas.

 

Em setembro, as ações continuam com o programa ‘Vamos Falar de Ética’ e, em outubro, nos dias 08 e 16, com o ‘Conectado com o Amanhã’, voltado a oferecer perspectivas de carreiras e informações sobre o mercado de trabalho.

 

Ao final do projeto, 30 alunos serão selecionados para participar do programa ‘Empresário Sombra por um dia’, oportunidade do estudante conhecer a rotina de trabalho de um profissional, acompanhando-o em todas as suas tarefas diárias, incluindo reuniões, possibilitando-os vivenciar e aprender sobre as funções em determinada profissão.

 

Voluntariado corporativo

Empresas que envolvem seus funcionários em ações de voluntariado conseguem aumentar a percepção de propósito e sentido no trabalho. É o que apontam pesquisas recentes. Estudo publicado pelo IBGE em abril de 2018, mostrou que o trabalho voluntário cresceu em 12,9%, de 2016 para 2017.

 

Atentas a esse cenário, as grandes empresas têm dedicado departamentos inteiros ou criado institutos próprios para trabalhar questões referentes ao voluntariado corporativo nas regiões onde atuam. Para as empresas que ainda não têm o voluntariado corporativo desenvolvido, não tem um escopo e tempo que lhes permita a criação ou coordenação de ações nesse sentido, organizações como a Junior Achievement oferecem uma solução completa que envolve desde a atração e formação dos voluntários, articulação com a sociedade e uma metodologia de impacto que já mudou a vida de milhões de jovens mundo a foraE é neste ambiente que prosperam as parcerias, como a da Cibra Fertilizantes e da JA.

 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo