COM APOIO DA PREFEITURA DE SALVADOR, OR CONTRIBUI PARA REFLORESTAMENTO DO HORTO

O projeto começou neste sábado reunindo moradores do Horto, alunos do projeto Hora da Criança e membros da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da Prefeitura de Salvador

Pau Brasil, Ipê, pau-ferro, além de outras mudas da Mata Atlântica foram plantadas na manhã deste sábado (10/08), na Rua Waldemar Falcão, no Horto Florestal. A ação é capitaneada pela OR, com o apoio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da Prefeitura de Salvador e faz parte do compromisso da incorporadora em realizar ações sustentáveis e atividades que visam impactar positivamente a comunidade do entorno onde a OR constrói.

Abrindo o evento que contou com a presença dos moradores da Associação Amo o Horto e dos alunos do projeto Hora da Criança, o Diretor Superintendente da OR no Nordeste Eduardo Pedreira destacou a importância de reunir a comunidade para organização de encontros que visam incentivar a realização de ações sustentáveis nos bairros onde a empresa escolhe para implementar os seus projetos e, além disso, promover ocupação dos espaços públicos.

Na sequência, André Fraga, Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da Prefeitura de Salvador apresentou ao público os procedimentos para plantação de mudas. De acordo com ele, Salvador atualmente é referência no Brasil quando o assunto é plantio de árvores. E, para isso, a secretaria se inspirou em projetos e tecnologias que são executados fora do Brasil.

Nesse sentindo, utilizando os recursos técnicos para plantação e objetos que favorecem o crescimento da muda, em poucos minutos Fraga deu uma breve aula sobre como plantar. Ele explica que “para as mudas que foram escolhidas para a ação de plantio deste sábado é necessário utilizar um tubo aerador que ajuda a levar oxigênio e mais água para as plantas, traçado que é uma terra vegetal com uma série de insumos, fécula de mandioca que misturada à água se transforma em uma gelatina que serve para manter a umidade da planta no verão, entre outros elementos que servem para fixar a base da árvore e impedir que a mesma seja atacada por formiga cortadeira e pelo vento”, ensinou.

Após todas as orientações as crianças do projeto social, bem como os filhos dos moradores do Horto foram convidados para plantar a primeira muda sob os cuidados de André Fraga e Eduardo Pedreira.

Vale destacar que a iniciativa faz parte de uma ação continuada que visa contemplar alguns bairros da cidade, a partir deste sábado com o plantio de mais de 1.500. A ação responde às condicionantes da autorização de supressão vegetal, estabelecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR), em atenção ao projeto imobiliário da OR no Horto que começa a ser erguido ainda este ano, o Monvert. Com a ação, a OR fará o plantio de mudas em quantidade superior à recomendada.