Hospital Santa Izabel é referência em exame que identifica câncer de pulmão

Um total de 31.270 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquios é estimado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2019. Os números chamam atenção para a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Entre as tecnologias hoje disponíveis para identificação do câncer de pulmão e outras patologias associadas, uma que se destaca é a ultrassonografia endobrônquica (EBUS), disponível no Hospital Santa Izabel (HSI), da Santa Casa da Bahia.

O hospital é o único do Norte e Nordeste a fazer o exame, sendo referência em todo o país na realização do procedimento, que consiste numa endoscopia respiratória minimamente invasiva e alcança áreas não acessadas por meio de métodos tradicionais para rastrear a doença, como a broncoscopia convencional.

“A técnica é a mais avançada para definir o estágio da doença, e o nosso pioneirismo está em sintonia com o compromisso do hospital  em investir em tecnologia e oncologia torácica”, afirma Gustavo Fortunato, médico da equipe do Serviço de Cirurgia Torácica do HSI. Já foram realizados cerca de 100 exames EBUS no hospital desde o inicio da sua implantação em 2017.

Confirmando o seu papel de referência, o Santa Izabel mantém um programa de educação continuada para médicos de outros estados que tenham interesse em saber mais sobre o exame e como conduzir o procedimento. No último dia 17 de julho, o hospital recebeu médicos de Pernambuco e Rio Grande do Sul para uma imersão e já tem um novo treinamento previsto para o dia 7 de agosto.

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Neurologia, Ortopedia e Pediatria. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho.O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.