das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
PROJETOS DE PESQUISA LEVAM INOVAÇÃO PARA CANTEIROS DE OBRAS
09h00

PROJETOS DE PESQUISA LEVAM INOVAÇÃO PARA CANTEIROS DE OBRAS

Dois projetos apoiados pela MRV estão concorrendo ao Prêmio Inovação Acadêmica da Ademi-BA

Cada vez mais a inovação está ganhando espaço na forma como as residências são projetadas e construídas. As construtoras têm percebido a importância de investir em novas soluções e tem se aliado a profissionais que se dedicam a procurar essas respostas. Um exemplo é a parceria que a MRV tem com a UFBA, fornecendo apoio a projetos de pesquisa. Este ano, dois deles ficaram em destaque, ao serem indicados ao Prêmio de Inovação Acadêmica da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia.
 
Entre as pesquisadoras que recebem apoio da MRV e estão na disputa pelo prêmio estão a doutoranda Roseneia Melo e a mestranda Rafaela Rey. Sob a orientação da professora da UFBA, Dayana Bastos, elas desenvolveram o Sistema Informatizado para inspeção de segurança apoiado por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). O objetivo é verificar de forma ágil se os itens de segurança estão sendo cumpridos através da monitoria visual realizada pelo drone. Assim, o profissional de segurança inspeciona as imagens transmitidas e identifica com mais rapidez se são necessárias intervenções.
 
O resultado obtido com o projeto deu tão certo que a MRV planeja utilizar a inovação e ampliar o projeto para todas as suas obras. “Isso mostra que o mercado está se apropriando de tecnologias que agregam qualidade e mais segurança ao processo construtivo. O fato de uma companhia grande como a MRV seguir por esse caminho influencia positivamente o setor, impulsionando as demais empresas a fazerem o mesmo, além de mostrar a preocupação com a segurança do trabalhador”, relata Rafaela. 
 
A outra concorrente ao prêmio apoiada pela construtora é a mestre em Engenharia Civil, Juliana Alvares, que também foi orientada pela professora Dayana Bastos. A pesquisadora desenvolveu o SmartInspecs, método criado para acompanhar o avanço da obra através da integração das tecnologias BIM 4D e fotogrametria com uso de drone. A inovação funciona assim: o drone faz o mapeamento no canteiro para acompanhamento em tempo real de como está a obra e essas informações são comparadas com o planejamento realizado no BIM – modelo que possibilita a construção virtual de um empreendimento de forma precisa.
 
“Isso faz com que seja mais transparente e colaborativo o progresso da obra, em uma visualização mais sistemática e interativa. Ao final, é gerado um mapa com filtro de cores, em que cada marcação mostra o status da obra naquele local. Além do monitoramento visual, o projeto gera indicadores e plano de ações para iniciativas corretivas. Pude perceber também o efeito positivo nos mestres de obras, que conseguiram ver de forma mais clara se estavam de acordo com a meta do mês e outros progressos”, relata a autora do projeto.
 
Já são quase três anos que a MRV abre os canteiros de obras para viabilizar as pesquisas, dando condições para formação de mestres e doutores. O objetivo é promover a cooperação técnica e científica a partir de estudos e treinamentos que visem a melhoria dos processos e da sustentabilidade das construções civil. Um dos reconhecimentos dessa iniciativa veio através da indicação dos projetos para o Prêmio de Inovação Acadêmica da Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), voltado a integrar a academia com o mercado imobiliário.
 
Com o tema “A construção civil na era da Indústria 4.0”, a premiação reconhece o trabalho de estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquitetura, Engenharia e Construção que apresentem estudos de caso sobre sustentabilidade, tecnologia, economia no uso de material, entre outros. Os três melhores trabalhos serão conhecidos durante a cerimônia do Prêmio Ademi, que acontece em julho. O melhor será premiado com uma bolsa de estudo no valor de R$1.500,00 durante um ano para desenvolver o artigo.
 
A MRV
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, a companhia tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento e transformação social investindo nas comunidades onde atua, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. Somente nos últimos três anos, investiu mais de R$ 770 milhões em obras de infraestrutura, com a construção de parques, praças, escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde, Estações de Tratamento de Esgoto, obras viárias, entre outros.
 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo