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Como as empresas tem agregado valor através da aquisição de startups
08h35

Como as empresas tem agregado valor através da aquisição de startups

A pesquisa da PwC, “Creating value beyond the deal”, aponta quais estratégias as companhias devem focar de forma a serem bem-sucedidas nas transações.

O mercado de fusões e aquisições é visto como uma forma de criar valor para as empresas, principalmente diante da convergência das indústrias, a mudança tecnológica e a necessidade de adotar novos modelos de negócios para manter a competitividade. Isso é visto principalmente quando médias e grandes organizações adquirem startups de tecnologia de forma a incorporar inovação e pioneirismo. A pesquisa da PwC, “Creating value beyond the deal”, aponta quais estratégias as companhias devem focar de forma a serem bem-sucedidas nas transações.

Um dos principais pontos abordados no estudo diz respeito ao valor do potencial humano. De acordo com a pesquisa, realizada com mais de 600 executivos globais, 82% dos acordos que perderam valor de forma significativa foram aqueles que deixaram de contar com mais de 10% dos colaboradores essenciais. Líderes experientes identificam quais funcionários são cruciais antes de uma aquisição e garantem que eles sejam incentivados a continuar na empresa. O estudo também indica que 92% dos participantes responderam que eles deveriam ter se comunicado de forma mais efetiva durante o acordo. 

De uma forma geral, a criação de valor bem-sucedida reside em reconhecer que existe um elemento humano na transformação organizacional baseada na tecnologia. A inovação que vem junto com a aquisição de uma startup é tão valiosa quanto as pessoas que a criaram, pois são elas que entendem a tecnologia. Muitas organizações agora classificam as pessoas como o seu mais importante ativo. Seja através da comunicação efetiva, incentivo aos talentos ou iniciativas de engajamento, é essencial que a equipe seja levada em consideração no processo de criação de valor para a companhia. 

Estratégia
Outra informação importante divulgada pela PwC diz que as empresas que priorizam a criação de valor desde o início – em vez de presumir que isso virá como consequência natural das ações tomadas no decurso da transação – têm um histórico melhor de maximização de valor, e superam os concorrentes em até 14%, em média, 24 meses após a conclusão. O importante é priorizar as coisas certas. 30% dos líderes disseram que rebranding – estratégia de marketing para formar uma nova identidade visual e de mercado para a empresa – foi a prioridade no último acordo fechado, mas apenas 2% disseram que essa foi a abordagem correta. 

É essencial ter uma estratégia clara antes de realizar a transação. E os números confirmam isso. 98% das companhias que tinham uma metodologia formal de criação de valor dizem que sua última aquisição repercutiu de forma altamente positiva para os negócios. Isso significa ter um portfólio de estratégia mais amplo, ao invés de somente agir de forma oportunista. Por isso, destinar recursos para a integração após a aquisição também gera valor – 93% das organizações que tiveram bons resultados através da sua última transação investiram 6% ou mais do valor total do acordo em integração. 

Sobre a PwC
Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 158 países, com mais de 236.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com
 

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