das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
CONGRESSO DA ABRH TRAZ COMO TEMA A CRIATIVIDADE, VEJA FORMAS DE DESENVOLVÊ-LA NO AMBIENTE DE TRABALHO
16h00

CONGRESSO DA ABRH TRAZ COMO TEMA A CRIATIVIDADE, VEJA FORMAS DE DESENVOLVÊ-LA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Inscrições para o evento estão abertas com lote promocional

Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2019 aponta que ‘ser criativo’ é a terceira competência mais desejada pelo mercado para a maioria das profissões até 2020. Mas de que forma os profissionais podem desenvolver a criatividade e porque ela é tão importante?

 

A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Bahia (ABRH-BA), Elisa Chies, elenca as principais dicas para quem busca ser criativo no ambiente de trabalho. Esse ano, o tema do 14º Congresso de Gestão de Pessoas da ABRH é justamente Criatividade, gerando um ambiente fértil de ideias que irá impactar organizações e profissionais. O evento acontece nos dias 31 de outubro e 01º de novembro e está com inscrições abertas.

 

Seja curioso

“Criatividade é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Todos nascemos criativos e na medida em que, socialmente há predominância da valorização do raciocínio lógico, nosso potencial criativo vai sendo colocado de lado”, relata Elisa. Por isso uma das formas de desenvolver a criatividade é buscar novos conhecimentos, explorando para além da sua área.

 

O indicado é o profissional ter um repertório diversificado de vários assuntos, inclusive sobre aqueles que ele não se interessa, porque quanto maior a variedade, mais fácil ocorrem as conexões criativas. Dessa forma, a inspiração pode vir de lugares que a pessoa nem imagina e ideias aleatórias, aparentemente não relacionadas, vão se unir para formar uma nova ideia.

 

Não tenha medo de errar

Toda ideia é válida. É preciso entender que os erros acontecem, mas são eles que apontam os caminhos para o aprimoramento. Assim, é necessário que o profissional não tenha medo de cometer erros e deixe sua mente vagar livremente pensando nas possibilidades.

 

A técnica do Brainstorming é uma das opções indicadas, já que torna possível o surgimento de todo o tipo de ideia, não importa o quão estranha ela pareça ser. “Depois existe um momento onde as ideias são analisadas, e muita possibilidade de inovação pode vir justamente daquelas que pareciam ser as mais improváveis de execução”, resume a vice-presidente da ABRH.

 

 

 

Olhe por outra perspectiva

Ao se deparar com um problema, o profissional deve pensar em uma solução que pareça a mais improvável. Essa mudança na forma de olhar é uma exigência do mundo atual, que está em constante transformação. Isso faz com que as pessoas precisem adaptar sua forma de se comportar e pensar a essa agilidade com que as coisas acontecem.

 

“A forma linear que resolvíamos os problemas até um tempo atrás, já não dá conta de solucionar os problemas atuais. Assim, a criatividade é uma das competências mais importantes para lidar com esse mundo exponencial. O profissional criativo tem uma mentalidade de crescimento e está sempre trabalhando soluções e ideias para transpor possíveis obstáculos”, declara Elisa.

 

Ócio criativo

Descansar e dedicar seu tempo a atividades de lazer também é outro ponto essencial para que a criatividade aflore. Se distanciar de um problema, após um período pensando sobre ele, favorece o processo de incubação de ideias e possibilita que o insight aconteça.

 

A criatividade tem um papel importante também em outros aspectos da vida, ao auxiliar na adaptação às mudanças, na capacidade cognitiva e na superação de adversidades. “Contribui ainda no aumento do engajamento e satisfação no trabalho, o que gera pessoas mais felizes e produtivas”, conclui a vice-presidente.

 

Sobre o Congresso

Considerado um dos maiores eventos do setor de recursos humanos, o 14º Congresso de Gestão de Pessoas da ABRH-BA está com inscrições abertas. Com o tema “Influenciadores da Transformação #Criatividade”, o evento traz palestras e mesas redondas voltadas a discutir o que é a criatividade, de que forma as organizações estão encarando e promovendo a habilidade, entre muitas outras coisas. Para mais informações, acesse https://www.abrhba.org.br/14congresso.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo