comunicativa.associados
Sala de Imprensa
12h00

HOSPITAL SANTA IZABEL TEM COMISSÃO DE CONTROLE GLICÊMICO PIONEIRA NO NORTE/NORDESTE

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Bahia é o primeiro estado do Norte/Nordeste a contar com uma Comissão de Controle Glicêmico Hospitalar (CCGH). A novidade, implantada pela Santa Casa da Bahia no Hospital Santa Izabel (HSI), é uma boa notícia para os portadores de doenças crônicas que causam aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia), como o diabetes. Isso significa que os pacientes hospitalizados terão maior controle das taxas de glicemia, diminuindo o tempo de internação e oferecendo mais qualidade de vida.

 

Até o momento, a CCGH foi implantada em 5 unidades adultas: UTIs neuroclínica, cirúrgica, cardiovascular, clínica e unidade coronariana. “As ações da Comissão, que conta com uma equipe multidisciplinar, incluem a instituição de protocolos de controle glicêmico, materiais educativos para pacientes e acompanhantes, treinamento especializado de funcionários, criação de ordens médicas como a prescrição eletrônica de insulinas e mudanças na padronização do cardápio para pacientes com hiperglicemia hospitalar”, relata a endocrinologista Dra. Alina Feitosa, supervisora da Comissão.

 

Um dos destaques da iniciativa é a criação da CCGH Virtual, recurso que funciona como uma tele-interconsulta. Com a ferramenta, é possível obter uma segunda opinião médica e sugestão de prescrição em pacientes internados que tenham sido identificados com risco para eventos relacionados à hiperglicemia ou que apresentem descontrole glicêmico. A prescrição de insulinas, o principal tratamento para as hiperglicemias, é feita por uma ferramenta eletrônica que garante o seguimento das diretrizes internacionais e todos os itens de segurança para pacientes.

 

A endocrinologista relata também que a CCGH é tão essencial em um hospital quanto uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), algo indispensável em qualquer unidade de saúde. Somente após 12 meses de implantação da CCGH em todo o Santa Izabel será possível averiguar o resultado da iniciativa. O investimento é inspirado em instituições renomadas como o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e faz parte do processo de desospitalização em que o HSI tem investido, com o objetivo de diminuir o número e o tempo das internações.

 

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelênciaemitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.

Deixe seu comentário
Avenida Tancredo Neves, Nº 274, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907
Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2019. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital