das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
PÁSCOA PET: VETERINÁRIO EXPLICA POR QUE CÃES E GATOS NÃO DEVEM CONSUMIR CHOCOLATE
14h00

PÁSCOA PET: VETERINÁRIO EXPLICA POR QUE CÃES E GATOS NÃO DEVEM CONSUMIR CHOCOLATE

Páscoa é momento de celebração em família e o domingo é tradicionalmente o dia de comer os tão esperados ovos de chocolate. No entanto, é preciso ter um cuidado especial nesta época com os bichinhos de estimação.

 

O médico veterinário da Clínica Veterinária da UNIFACS, Carlos José Virgens, alerta que chocolates não devem ser dados para o pet. “Esse alimento apresenta em sua composição uma substância chamada teobromina, que possui digestão lenta e difícil para cães e gatos, o que pode gerar intoxicações devido ao acúmulo na corrente sanguínea”, explica.

 

Segundo Virgens, essa substância age intensamente no organismo do animal, podendo provocar aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos, diarreias e, em quadros mais severos, até problemas neurológicos graves, com convulsões e hemorragia, que podem resultar na morte do bichinho.

 

“O aparecimento dos sintomas e sua evolução vai depender da quantidade ingerida e do tamanho do animal. Cães e gatos de pequeno porte, por exemplo, podem chegar a óbito ao comer porções que para raças maiores não seriam tão perigosas”, ressalta o veterinário.

 

Páscoa para todos – Mas se os chocolates devem ficar longe dos pets nesse período, existem produtos específicos que podem fazer com que eles também entrem no clima da época. Carlos conta que o mercado conta com diversos produtos preparados e balanceados a partir de fontes naturais, exclusivamente para os bichinhos de estimação.

 

“Entre esses produtos destacam-se ovos e bombons adocicados por frutas, como mamão e maçã, e vegetais como, cenoura e batata-doce. Outras opções consistem em guloseimas a base de lecitina de soja e tortas ou bolos com massa de sabor chocolate a base de alfarroba cujo princípio ativo não é o cacau”, revela o veterinário.

 

Clínica Veterinária da UNIFACS - Localizada na Boca do Rio, na Avenida Jorge Amado, nº 674, funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As especialidades incluem clínica geral, endocrinologia, dermatologia, fisioterapia, ortopedia, imagenologia e atendimento a animais silvestres.

Sobre a UNIFACS

A UNIFACS – Universidade Salvador, integrante da rede internacional de universidades Laureate, líder global no segmento de educação superior, é uma das maiores universidades da Bahia. Fundada em 1972, a UNIFACS oferece cursos de graduação (bacharelado e tecnológica) nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato (especializações e MBA’s) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico em social do nosso estado. Atualmente, a Universidade conta com sete campi na capital baiana, um em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, além de polos de EAD (Ensino a distância) espalhados por diversos municípios da Bahia, além dos estados do Ceará, Paraná, Paraíba e Pernambuco, sendo a primeira instituição particular baiana a ser credenciada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância. Para mais informações: www.unifacs.br

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo