DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE: PROJETO INCENTIVA JOVENS A INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO

Inspiração e conexão com oportunidades de trabalho. Este é o objetivo do Coletivo Jovem, fruto da parceria entre a Santa Casa da Bahia e o Instituto Coca-Cola, promovido no Programa Avançar – Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação do Bairro da Paz. A iniciativa é voltada para jovens com idade de 15 a 29 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.

Durante dois meses, os participantes conhecem ferramentas para o desenvolvimento do plano de vida, com metas de médio e longo prazos. Eles têm acesso a conteúdo voltado às áreas de marketing, vendas, comunicação, tecnologia e eventos, além de serem estimulados a pensar em ações que agreguem valor para sua própria comunidade.

Ao longo dos anos, o projeto já atendeu quase 3 mil pessoas no Bairro da Paz. Uma delas, Danielle Santos, agora com 21 anos, começou a fazer parte do Coletivo no início de 2018 e, no segundo semestre, foi contratada como auxiliar administrativo.

Danielle acredita que a experiência no projeto deu ferramentas para que ela pudesse lidar com a timidez e desenvolver o espírito de liderança. “O coletivo foi o primeiro passo para o mercado de trabalho. O curso mudou a minha forma de trabalhar com diferentes grupos e pessoas. Não procurei apenas ir ao curso, mas sim viver o Coletivo”, define.

Já Natiele Pereira, de 20 anos, está estudando Serviço Social após participar de um dos ciclos do Coletivo no ano passado. A jovem credita ao projeto a responsabilidade pelo desenvolvimento de suas relações interpessoais e vê a educação como ponto chave para a transformação na vida de outros jovens que moram no Bairro da Paz. “Quero que meus vizinhos, meus colegas cheguem à faculdade como eu e enxerguem a importância do crescimento”, afirma.

O Coletivo Jovem existe desde 2012, com a capacitação de cerca de 100 jovens a cada ciclo. O conceito do projeto está alinhado com o proposto pelo Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março. Instituído pela Organização nas Nações Unidas em 1985, a data tem o objetivo de estimular jovens a focarem na educação e no papel que possuem enquanto “futuros do planeta”.

Sugestões de fontes:

- Danielle Santos, 21 anos – Moradora do bairro e participante do Ciclo Jovem, ingressou no mercado de trabalho após experiência.

- Natiele Pereira, 20 anos – Moradora do bairro, iniciou graduação de Serviço Social após participar do Coletivo. Está prevista uma roda de conversa com os atuais participantes para falar sobre a importância de buscar a realização dos sonhos e a busca pelo ensino superior.

Martha Verônica, coordenadora de projetos comunitários da Santa Casa da Bahia

Sobre o Programa Avançar

O Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação foi inaugurado em 2009 pela Santa Casa da Bahia com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do Bairro da Paz. O espaço promove acesso à formação profissional, geração de emprego e renda, educação para cidadania, cultura e lazer, para crianças, jovens e adultos moradores da comunidade. Mais de 2.000 pessoas são atendidas todos os anos.