ÁFRICA DO LADO DE CÁ: EXPOSIÇÃO RETRATA SEMELHANÇAS ENTRE A BAHIA E O CONTINENTE AFRICANO

Salvador é considerada a cidade mais negra fora da África. Além da cor da pele, a capital baiana também carrega em suas raízes o sincretismo religioso, costumes, sabores e aromas. Percebendo todas essas particularidades em comum com o continente africano, o fotógrafo Sérgio Siqueira montou a exposição “África do lado de cá” que conta com 24 fotografias e registros únicos que serão exibidos no Espaço Fragmentos, no Forte de Santa Maria.

“O nome vem de uma música de Mateus Aleluia que fala ‘a Bahia é a África do lado de cá’ e é a mais pura verdade. São fotos para que a gente lembre da nossa africanidade”, define Siqueira. A mostra é uma iniciativa do Instituto ACM em comemoração aos 470 anos de Salvador e pode ser visitada de forma gratuita, a partir do próximo dia 29, no anexo do Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra.

Além da capital, são retratadas as cidades de Cachoeira e Santo Amaro. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Rede Bahia.

SERVIÇO:

O que: Exposição Fotográfica “África do lado de cá”

Quando: A partir de 29 de março
Local: Espaço Fragmentos, Forte de Santa Maria – Porto da Barra