comunicativa.associados
Sala de Imprensa
12h00

MERCADO IMOBILIÁRIO DEVE CRESCER 7% EM 2019, APONTA ADEMI-BA

Compartilhe
Tamanho da Fonte

As perspectivas de retomada da economia e crescimento do mercado imobiliário são otimistas para 2019. Isso é o que mostra o resultado da pesquisa Sondagem Indústria da Construção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Todos os indicadores de confiança do setor melhoraram e o índice de intenção de investimentos aumentou para 38 pontos, o maior nível desde janeiro de 2014. O clima é acompanhado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), que estima um crescimento de 7% no setor para este ano.

 

Ainda de acordo com a CNI, o índice de expectativas sobre o nível de atividade subiu para 58,4 pontos, o de novos empreendimentos e serviços aumentou para 58,1 pontos, e o de número de empregados alcançou 56,1 pontos. Os indicadores vão de zero a cem pontos e, quando os empresários estão confiantes, ficam acima dos 50 pontos. A pesquisa mostra também que o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) alcançou 63,7 pontos em janeiro e está acima da média histórica de 53,1 pontos.

 

Os números estão em consonância com os dados da Sondagem de Índices de Confiança Empresarial, divulgados no início do ano pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa registrou 95,9 pontos no índice de confiança empresarial brasileiro, maior nível desde março de 2014. Além da classe empresária, as pessoas de um modo geral também estão acompanhando essa perspectiva. De acordo com Pesquisa do Datafolha, 65% dos brasileiros confiam que a situação econômica do país vai melhorar esse ano e possuem expectativa positiva em relação ao emprego, poder de compra e inflação. 

 

“2019 tem tudo para ser um grande ano para a economia, em geral, e para o mercado imobiliário, em particular. Um novo ciclo se anuncia com a expectativa de juros menores, maior abertura de financiamentos imobiliários, ambiente juridicamente mais seguro e clima de otimismo generalizado”, relata o presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha. De acordo com o mercado financeiro, a taxa Selic deve encerrar o ano em 7%, ajudando a controlar a meta da inflação e estimulando o crédito.

 

Lançamentos

Entre as novidades que devem movimentar o ramo e garantir o impulso da economia está a construção da incorporadora Civil na Graça, que chegará ao mercado em março. Batizado de Lucce, o novo empreendimento tem como um dos pontos fortes a sustentabilidade e é candidato a participar do programa IPTU Verde, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador voltada a incentivar empreendimentos imobiliários a efetuarem ações sustentáveis. Entre as ações previstas está uma mini usina de energia solar na cobertura, além de infraestrutura para carros elétricos.

 

Outro lançamento que chega esse ano com proposta sustentável é o Monvert - fazendo alusão à expressão francesa mon vert, que significa ”meu verde”. O residencial marca a volta da OR ao Horto Florestal e teve todas as suas 140 unidades vendidas antes mesmo do seu lançamento oficial, representando um marco dentro do mercado imobiliário baiano. Com duas torres de 34 e 36 andares, o empreendimento terá mirante integrado à vegetação, uma praça arborizada de 3.500 m², além de painéis fotovoltaicos para geração de energia, bicicletário, sistemas para reaproveitamento de água e uma estação de tratamento de águas cinzas.

 

A Concreta também obteve sucesso imobiliário com o 535 Barra, em parceria com a Conie Empreendimentos, cujas 88 unidades foram 100% vendidas em menos de uma semana. Diante do sucesso, as obras do empreendimento, que estavam previstas para iniciar em abril, foram adiantadas agora para fevereiro.

 

Além disso, a construtora está estudando o lançamento de mais dois empreendimentos este ano em Camaçari – um residencial e outro empresarial. “Isso garante a renovação da potencialidade da economia, pois ajuda a consolidar essa fase de que o produto imobiliário é algo interessante tanto para suprir a necessidade habitacional quanto para investimento”, sinaliza o sócio-diretor da Concreta, Vicente Mattos.

 

A Conie ainda assina o Pituba Dolce Vita, localizado próximo à avenida Magalhães Neto. Com o lançamento no final do ano passado e obras a todo vapor, a expectativa é de entrega para 2020, trazendo diferenciais como aproveitamento da energia solar e da água da chuva e bicicletário.

 

No Litoral Norte, o destaque é para o Tavarua Itacimirim, da MVL Incorporadora, que teve suas obras concluídas neste mês de fevereiro e se destaca pelo conceito de segunda moradia. A empresa tem previsão de lançar um empreendimento no segundo semestre deste ano, na praia de Jaguaribe.

 

Pelo interior

O mercado também está dando sinais de aquecimento no interior do estado, onde a MRV irá lançar o Flor do Sertão. Localizado em Feira de Santana, na região do Jardim Cruzeiro, o condomínio de casas possui infraestrutura que contempla bikes compartilhadas, pomar, instalação de energia solar fotovoltaica e diversos itens de lazer em construções com dois quartos.

 

Já Vitória da Conquista se prepara para receber dois lançamentos da E2 Engenharia Empreendimentos. Agora em fevereiro iniciam as vendas do Residencial Oeste Parque, condomínio com 230 casas, 3 quartos e unidades a partir de 122 mil, com financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida. No bairro Candeias iniciaram as obras do Residencial Candeias Premium, empreendimento com 160 apartamentos, 2/4 com suíte e o diferencial de estar localizado em um bairro nobre de Vitória da Conquista e ter unidades disponíveis pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Deixe seu comentário

Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907

Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2019. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital