comunicativa.associados
Sala de Imprensa
12h00

Mais de um terço das empresas familiares consideram fundos de private equity como opção de capital

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Fundos de investimento de private equity estão cada vez mais sendo considerados como uma boa opção de capital. O resultado, divulgado na nona edição da PwC Global Family Business Survey, mostra um dado impressionante: mais de um terço dos líderes de empresas familiares consideram fundos de private equity como alternativa para atender as necessidades de capital, mesmo que 81% dos participantes continuem a preferir captações junto à bancos. A pesquisa aponta que isso acontece porque empresas familiares e private equity estão alcançando um momento de convergência de interesses, seja de metas, valores ou propósito.

 

“As empresas familiares que estão em busca de maximizar o crescimento precisam de um parceiro que ofereça algo além de dinheiro. Por isso, os fundos de private equity passaram a ser vistos como uma escolha inteligente – eles contribuem na execução dos procedimentos, garantem uma equipe mais desafiadora, expandem o networking e podem ainda preparar o negócio para uma eventual sucessão”, cita um trecho do estudo. Ao mesmo tempo, os investidores dos fundos estão cada vez mais procurando por oportunidades com negócios familiares, que são considerados atrativos por serem estáveis.

 

Uma das conclusões do estudo aponta no mesmo sentido do pensamento acima, de que o modelo familiar possui uma vantagem competitiva em relação a outros modelos de negócio, principalmente em tempos disruptivos. O destaque está no fato de que ganhar confiança se tornou essencial no momento atual e é justamente nesse ponto que as empresas familiares têm um diferencial. De acordo com o relatório especial Edelman Trust Barometer 2017, pesquisa anual de confiança e credibilidade realizada em 28 países pela agência Edelman Inteligence, negócios familiares são percebidos globalmente como mais confiáveis que empresas não familiares, ficando à frente por uma margem de 16%.

 

Atraindo empresas familiares

De forma geral, para atrair as empresas familiares, fundos de private equity devem agir de forma mais colaborativa, focando em construir valores operacionais e criando portfolios mais robustos e confiáveis, ao invés de somente buscar retornos rápidos. Por outro lado, os líderes de empresas familiares têm a oportunidade de aprender mais sobre os benefícios que fundos de private equity podem trazer.

 

Este cenário está de acordo com outro dado trazido pela pesquisa, que indica que 75% dos executivos sêniores de empresas familiares entrevistados entendem que ter um conjunto claro de valores é positivo para os resultados dos negócios, enquanto 84% esperam que suas receitas cresçam pelos próximos dois anos com o modelo familiar.

 

Link: https://www.pwc.com/gx/en/services/family-business/family-business-survey-2018.html

 

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 158 países, com mais de 236.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

 

 

Deixe seu comentário
Avenida Tancredo Neves, Nº 274, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907
Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2019. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital