comunicativa.associados
Sala de Imprensa
08h00

TV BAHIA ANUNCIA MAIS CONTEÚDO LOCAL E NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO PARA 2019

Emissora reuniu jornalistas, professores e formadores de opinião para um bate-papo sobre o mercado de TV aberta na Bahia e seus desafios

Compartilhe
Tamanho da Fonte

“Um papo reto, uma conversa franca, um grande grupo de trabalho para falar sobre o nosso mercado de forma clara, sem amarras e sem intermediários”. Foi assim que o diretor executivo de televisão da Rede Bahia João Gomes definiu o evento que a emissora realizou na noite desta terça-feira, 12, em sua sede, no bairro da Federação, em Salvador.

 

O encontro reuniu jornalistas, professores universitários, formadores de opinião e produtores de conteúdo para um bate papo sobre os desafios do mercado de TV aberta na Bahia.

 

Além de João Gomes, estiveram presentes Hugo Brito (gerente de Programação), Lilia Gramacho (gerente de Conteúdo e Entretenimento) e Giácomo Mancini (gerente de Jornalismo).

 

PROGRAMAÇÃO E AUDIÊNCIA – A área de programação abriu o evento mostrando um painel geral sobre dados de audiência, explicando o método de pesquisa por audiência nas praças pesquisadas no estado e detalhando os resultados em 2018.

 

“Nós tivemos um ano vitorioso, liderando em 64% dos minutos. O mercado está mais competitivo, mais acirrado e isso comprova que o meio televisão está vivo, dinâmico e mais relevante do que nunca na Bahia”, explica Hugo Brito. O gestor detalhou também a queda na base de assinantes da TV paga, a ampliação da base geral de telespectadores na TV aberta e o perfil desse telespectador.

 

Entre as novidades apresentadas na programação, está a ampliação do Jornal da Manhã, que passará a ter 25 minutos a mais de conteúdo a partir do dia 18/02, com o fim do horário de verão.

 

A programação matinal começará com o “Hora Um”, seguido do “Jornal da Manhã”, “Bom dia Brasil”, “Mais você”, “Encontro com Fátima Bernardes” e “Bahia Meio Dia”. O programa “Bem Estar” deixa de ser exibido pela TV Bahia de forma definitiva.

 

“O Jornal da Manhã é líder absoluto em audiência e consolidou a posição de liderança após ganhar 30 minutos de produção em janeiro deste ano. Isso nos mostra que nosso telespectador está cada vez mais conectado com o conteúdo local, produzido com proximidade e responsabilidade”, afirma Hugo.

 

JORNALISMO COM CREDIBILIDADE E PROXIMIDADE – A área de Jornalismo trouxe as maiores mudanças em 2018 e continua com novidades para o novo ano. O gerente de Jornalismo, Giácomo Mancini, conversou com os convidados sobre o conteúdo local.

 

Entre os destaques apresentados, a consolidação da liderança do Jornal da Manhã, do BA TV e do Bahia Rural foram exaltadas pelo gestor, que lembrou ainda da inovação com a criação do “Bom Dia Sábado”.

 

“Esse foi um projeto criado aqui na TV Bahia e que agora está sendo implantado em outras emissoras afiliadas ao redor do Brasil. Consolidamos um novo horário de produção de jornalismo local, com informação, reportagens especiais e serviço ao cidadão”, lembrou Giácomo.

 

A liderança do Bahia Meio Dia também foi apresentada. O programa ganhou horário estendido e um formato focado no jornalismo comunitário, com mais entradas ao vivo e mais interação com o telespectador. O horário é aquele com competição mais acirrada entre as emissoras locais e isso também foi pontuado pelo gerente de jornalismo.

 

“Esse horário é, sem dúvida, o mais desafiador, pois temos um produto renovado – com nova apresentadora e novo horário – enfrentando dois outros produtos com apresentadores e tempo de exibição já consolidados. O nosso desafio com o Bahia Meio Dia é consolidar um posicionamento popular e de prestação de serviço, mantendo a qualidade e a entrega que são padrões da TV Bahia nesses mais de 30 anos de história”, comenta Mancini.

 

Ainda sobre o Bahia Meio Dia, o programa passou a ter mais conteúdo regional em três afiliadas da Rede Bahia de Televisão no interior do estado. Desde o dia 11/02, o BMD passou a ter 30 minutos de exibição na TV Subaé (Feira de Santana), TV Sudoeste (Vitória da Conquista) e TV Santa Cruz (Itabuna). A ampliação de 10 minutos no conteúdo produzido pelas equipes do interior comprova o compromisso da emissora no investimento em conteúdo cada vez mais regionalizado.

 

No Jornalismo, as novidades apresentadas vão desde a ampliação de programas, até o anúncio de novas contratações e novos cenários. O “Jornal da Manhã” passará a ter 2h25 de produção a partir do dia 18/02, com o fim do horário de verão. O programa vai manter a exibição de quadros especiais, como o Afrojob e o Repórter Turista, e uma interação cada vez maior com a redação do G1 Bahia.

 

Além disso, os programas jornalísticos terão novos cenários, que já estão em desenvolvimento e tem estreia prevista para o segundo semestre deste ano. Na equipe de reportagem, a emissora terá o reforço de Luana Assiz, que chega para compor o time de repórteres. 

 

A emissora também confirmou a segunda temporada do “Expedição Bahia” e um programa especial para comemorar o aniversário de 470 anos de Salvador. “Uma das maneiras de dinamizar o conteúdo produzido é investir em programas especiais. E isso será um caminho que adotaremos cada vez mais”, adianta.

 

ENTRETENIMENTO COM OLHAR LOCAL – Outra área que apresentou as novidades para 2019 foi a liderada por Lília Gramacho, que comanda os programas “Conexão Bahia”, “Mosaico Baiano” e programas especiais, como o “Sente o som”, apresentado por Camila Marinho no verão deste ano.

 

O sucesso do “Sente o som” vai extrapolar os limites da Bahia, com a apresentação da atração pela Globo Internacional. Os últimos detalhes já estão em andamento para a exibição em Portugal ainda em 2019.

 

“Nós temos dois produtos líderes de audiência e com uma linguagem em constante transformação. O Mosaico e o Conexão estão cada vez mais ganhando identidade própria e mantendo uma relação de confiança com o telespectador e também com lideranças importantes do cenário cultural da Bahia”, pontua Lília.

 

A principal novidade da área de Entretenimento foi o anúncio da produção de um especial de final de ano totalmente produzido na Bahia. O chamado Projeto Regional de Teledramaturgia é uma parceria entre TV Globo, Globo Filmes e TV Bahia.

 

“Recebemos mais de 60 pessoas interessadas em conhecer o projeto. Foi um recorde de participantes em todas as praças onde o projeto já foi apresentado, mostrando que temos um super potencial para produção de teledramaturgia local, com equipe 100% baiana”, comemora Lília.

 

CARNAVAL PARA O MUNDO – Para encerrar o encontro os convidados conheceram, em primeira mão, o clip do Bahia Folia 2019. Esse ano quem canta o “Carnavalizou”, marca do Carnaval da TV Bahia, é Saulo.

 

O Bahia Folia 2019 ganhou mais três horas. Com isso serão 13 horas no ar, nas tardes entre sexta e terça de Carnaval, com programas cheios de novidades, novos quadros, mais interatividade e homenagens como as que serão feitas a diversos blocos Afro de Salvador. Além disso, o Bahia Folia voltará a ter forte visibilidade internacional com transmissão para 77 países através da Globo Internacional.

Deixe seu comentário
Avenida Tancredo Neves, Nº 274, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907
Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2019. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital