das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
PIONEIRISMO: HOSPITAL MUNICIPAL DE SALVADOR GANHA RESIDÊNCIA MÉDICA NA EMERGÊNCIA
12h00

PIONEIRISMO: HOSPITAL MUNICIPAL DE SALVADOR GANHA RESIDÊNCIA MÉDICA NA EMERGÊNCIA

O hospital será o primeiro do Estado a contar com programa de residência em medicina de emergência

A partir de março, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia, iniciará o programa de residência médica na área de emergência, sendo o primeiro hospital da Bahia a contar com tal iniciativa. Aprovado pelo Ministério da Educação, o programa terá duração de três anos e contemplará seis residentes por ano para atuar nos atendimentos de emergência, contribuindo em diferentes frentes que envolvem a assistência emergencial. 

Os médicos residentes foram selecionados em novembro último, através de processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica, Cerem-Bahia, e vão atuar sob a supervisão da Coordenação do Serviço de Urgência e Emergência do hospital.  A expectativa é que a participação dos residentes agregue ainda mais qualidade à assistência prestada aos pacientes, por meio da interface com a atividade acadêmica. 

No HMS, os residentes terão oportunidade de vivenciar experiências em diferentes áreas da urgência e emergência, desde a clínica médica, passando pela cirúrgica e até UTI (pediátrica e adulto), entre outras. “Ao longo da residência, há muita troca de informações e discussão entre as equipes sobre os casos recebidos pelo hospital. Isso permite atualizar as nossas práticas de saúde além de gerar novos conhecimentos”, afirma o médico-coordenador Municipal do Serviço de Urgência e Emergência, Ivan Paiva. 

Como funciona a residência – Consiste numa modalidade de pós-graduação na qual o ensino ocorre por meio de treinamento em serviço médico, sob a responsabilidade e orientação de profissionais médicos de elevada qualificação. No Brasil, as residências médicas são regulamentadas pelo Decreto nº 80281 de 05/09/1977 e regidas em âmbito nacional pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). 

Sobre o Hospital Municipal de Salvador

Inaugurado em abril de 2018, o Hospital Municipal de Salvador está situado na Boca da Mata, próximo a Cajazeiras, onde são atendidos casos de urgência, emergência e ambulatoriais. Além de um completo parque de diagnóstico por imagem que oferece serviços de tomografia, ressonância magnética e endoscopia, possui um total de 210 leitos – 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Também oferece atendimento domiciliar a 180 pacientes/mês que apresentarem condição de alta hospitalar, mas ainda necessitem de alguns cuidados assistenciais. O hospital é administrado pela Santa Casa da Bahia, que foi selecionada, enquanto Organização Social (OS), mediante chamamento público realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador.

 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo