comunicativa.associados
Sala de Imprensa
14h00

AEROPORTO DE SALVADOR TRANSFORMA TAPUMES DE OBRA EM EXPOSIÇÃO DE ARTE

Com curadoria do artista plástico Elano Passos, exposição tem lançamento próximo dia 6 de fevereiro às 18h

Compartilhe
Tamanho do Texto

A partir das 18h do dia 6 de fevereiro (quarta-feira), o Aeroporto de Salvador passa a ser também um local de fruição de arte. É nesta data que tem lançamento a exposição “Arte no Ar” com curadoria do artista plástico Elano Passos. A iniciativa inovadora vai reutilizar os tapumes da obra de modernização do Aeroporto como suporte para pinturas e desenhos inspirados no tema Bahia, assinadas pelo curador e seus convidados, os artistas plásticos Ronald Lago e Alexandre Feliciano.

 

A exposição trará para o terminal de passageiros mais de 30 obras na dimensão de 2,20m x 1,10m, feitas em partes de tapumes que seriam descartados. As pinturas estarão espalhadas por diversos ambientes, proporcionando uma pausa no olhar entre as chegadas e partidas. Os painéis serão reposicionados conforme as obras avançarem e novas áreas sejam isoladas para reforma.

 

Na exposição “Arte no Ar”, a simplicidade e a pureza dos traços em preto e branco de Elano vão se misturar às cores das tintas de outros dois expoentes artistas plásticos baianos, Ronald Lago e Alexandre Feliciano. Sempre com temas referentes à cultura, arquitetura e belezas da Bahia, as obras vão “conversar” diretamente com os 25 mil turistas e baianos que circulam por dia pelo local. “Nossa ideia é criar boa parte das peças ao vivo para que as pessoas participem do momento de criação, interajam com a inspiração dos artistas e se surpreendam com o resultado”, adianta Elano Passos.

 

Ambiente vivo e dinâmico

O convite a Elano partiu do Aeroporto de Salvador, integrante da rede VINCI Airports. “Queremos fazer deste um ambiente vivo, de vivência de múltiplas experiências”, revela o diretor presidente do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas. A intervenção artística também segue o conceito de “sense of place” presente nos 47 aeroportos VINCI espalhados pelo mundo, em que os terminais deixam de ser espaços impessoais para refletir a identidade do lugar a que pertencem.

“O convite do aeroporto chegou até mim como um desafio incrível. O local por si já é muito inspirador. Essa aura especial de encontros e despedidas, envolvida pela mistura de sotaques e a vontade de dizer “sejam bem-vindos” ou “voltem sempre”. Será um prazer fazer esse chamado para que as pessoas parem, observem, e sejam fisgadas pela arte em lugar que, prioritariamente, é apenas de passagem”, comenta Elano Passos. 

 

Também estão previstas ações para crianças de instituições filantrópicas e escolas públicas da região com os artistas envolvidos no projeto, além de ações de interação com os turistas.

 

Elano Passos

Artista que se dedica à essência das formas, à pureza dos traços, sem aplicação de cor nem acabamento fiel à realidade, Elano Passos apresenta uma obra que

 

poderia ser finalizada pela imaginação de cada um por ser de natureza inacabada, por trazer a leveza de um traçado que de tão despretensioso revela a personalidade de um desenhista autêntico na sua forma de traduzir o mundo. A medida exata do pouco que tudo diz. O preto no branco sem ruídos.

 

Desde que o baiano decidiu mostrar sua arte para o mundo, os acontecimentos confirmaram o potencial de receptividade da sua obra. Nos últimos meses, Elano ilustrou os dois últimos livros do poeta cearense Bráulio Bessa; levou seu atelier para um container com suas obras e assinou a curadoria de intervenções artísticas dentro da Vila EcoSquare; e foi uma das principais atrações do stand da Bahiatursa na ABAV - maior exposição de turismo do país, além de assinar as ilustrações das vinhetas de festas populares da Rede Bahia.

 

Alexandre Feliciano

Formado em artes plásticas na Escola de Belas Artes da UFBA, Alexandre atua como professor de artes do Ensino Fundamental e vive em busca contínua por novos conhecimentos. Realizou cursos com Waldo Robatto e Juarez Dias e é empresário, há mais de dez anos, na área de serigrafia. Sua inspiração vem de artistas como Andy Warhol, que o fez com que ele se apaixonasse pelo universo da Pop Art, Jackson Pollock, com o abstracionismo, e Van Gogh, com seu pós-impressionismo, além de trazer referências claras de modernistas como Caribé, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Hoje suas obras apresentam sua identidade através da composição de técnicas de serigrafia e tinta sobre tela, sempre transformando pessoas, lugares e imagens, num registro inédito e atemporal.

Em 2005 iniciou sua participação em exposições coletivas, como a exposição em homenagem ao aniversário de Salvador na Câmara dos Vereadores, além da coletiva na AMBEP (Associação dos Empregados da Petrobrás) e na Igreja do Stiep. A sua primeira exposição individual aconteceu em 2011 no Espaço Boulevard da Perini da Graça. A arte de Alexandre também já esteve exposta no Shopping Cidade, na Bahia Marina e no próprio EcoSquare, quando fez uma intervenção durante a mostra de Elano Passos.

 

Ronald Lago

Nascido em Salvador, fato que influencia sua arte a todo instante, arte essa carregada de vida, cores e intenções, Ronald já passeou no mundo da publicidade e arquitetura sempre ligado à criação e à inventividade.  Mas foi na tela que ele conseguiu o meio perfeito, um pano reto, sem vida, branco. Modificando ela, ele conseguiu modificar ambientes, mentes, energias e corações.

 

Sua arte começou a ganhar o mundo com exposições em Salvador, Madrid, Miami, Fortlauderdale, São Paulo, e em 2013 ganhou um importante prêmio nos Estados Unidos, o Artbrazil, julgado pelo RIVA, um jure especializado em arte. Além disso, foi finalista do Press Award, outro concurso muito importante dos Estados Unidos.  Na simplicidade dos traços, das cores e formas ele evoca sentimentos simples e puros, questionamentos e novas percepções.

 

 

 

 

Sobre o Aeroporto de Salvador

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Aeroporto de Salvador está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.

 

O Aeroporto de Salvador foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que incluiu a construção de uma nova área construída de 20.000 m² e troca de mobiliário do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

Deixe seu comentário

Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907

Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2019. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital