SHOPPING DA BAHIA RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA CONTRA O TRABALHO ESCRAVO

Iniciativa do Sinait-DS/BA alerta para as condições de trabalho no país em referência ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Apesar do que contam os livros de história, que retratam o fim da escravidão há 130 anos, ainda é possível encontrar condições de trabalho que parecem não ter avançado no tempo. Os registros dessa realidade brasileira poderão ser vistos no Shopping da Bahia entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro, através da exposição fotográfica “Sobre o peso das correntes em teus ombros”, do fotógrafo e auditor fiscal Sérgio Cabral.

São diversas as empresas, no campo e na cidade, que mantém trabalhadores em situações análogas à escravidão, como áreas de exploração de carvão, plantações, corte de cana de açúcar, pecuária e mineração. As fotografias foram feitas durante a atuação dos Auditores Fiscais do Trabalho em diversos estados brasileiros, através dos Grupos Especiais de Fiscalização Móvel da Divisão para Erradicação do Trabalho Escravo.

A mostra tem o objetivo de revelar esta realidade que desrespeita a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho, princípios fundamentais da Constituição Brasileira. Registros da ausência de proteção à segurança e saúde no trabalho, alojamentos precários, situação dos banheiros, camas e locais para realizar refeições mostram a situação destes locais.

Além das fotos, a exposição trará informações sobre a linha do tempo das principais ações realizadas no Brasil voltadas ao combate do trabalho escravo, desde 1995 - ano em que o governo brasileiro reconheceu a existência do problema diante das Nações Unidas. A iniciativa faz parte da programação de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e ao Dia do Auditor Fiscal do Trabalho, celebrados no dia 28 de janeiro, em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - Delegacia Sindical na Bahia, (Sinait-DS/BA).

SERVIÇO:

O quê: Exposição Fotográfica Sobre o peso das correntes em teus ombros”
Quando: De 25 de janeiro a 3 de fevereiro
Local: Alameda Calazans, 2º piso, Shopping da Bahia