comunicativa.associados
Sala de Imprensa
11h00

REDUÇÃO DE DANOS: INICIATIVA EM UNIVERSIDADE ALERTA SOBRE O USO DE DROGAS

Compartilhe
Tamanho do Texto

A luta contra as drogas é um cenário crescente no Brasil. Apesar das diversas campanhas de conscientização, são muitas as pessoas que não conseguem – ou não querem – se afastar do uso de substâncias ilícitas ou do álcool. Por isso, o artigo 196 da Constituição Federal garante uma medida para a prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos e de saúde básica para esses usuários, conhecida como Redução de Danos.

Trazer essa realidade dos usuários de drogas para dentro do universo acadêmico e discuti-la com os jovens é o principal objetivo do Grupo de Trabalho Redução de Danos que atua na UNIFACS desde 2012. Com um trabalho interdisciplinar, os estudantes e a psiquiatra e coordenadora Marlene Miranda promovem reuniões internas e eventos para a comunidade externa com o intuito de discutir as consequências do uso das drogas e todos os dados associados à prática.

Ações de conscientização, palestras e eventos são realizados durante todo o ano através de uma equipe multiprofissional, que utiliza de estratégias como elaboração de jogos, sessões de cinema e seriados para discutir o tema. Todos os alunos da universidade, com prioridade aos da Escola de Ciências da Saúde, podem fazer parte da equipe, que se reúne toda semana no Campus.

A UNIFACS é uma das poucas instituições de ensino da Bahia que trazem este tema para discussão para dentro da sala de aula e oferecem estrutura para a realização de ações temáticas.

Sobre a UNIFACS

 

A UNIFACS – Universidade Salvador, integrante da rede internacional de universidades Laureate, líder global no segmento de educação superior, é uma das maiores universidades da Bahia. Fundada em 1972, a UNIFACS oferece cursos de graduação (bacharelado e tecnológica) nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato (especializações e MBA’s) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico em social do nosso estado. Atualmente, a Universidade conta com sete campi na capital baiana, um em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, além de polos de EAD (Ensino a distância) espalhados por diversos municípios da Bahia, além dos estados do Ceará, Paraná, Paraíba e Pernambuco, sendo a primeira instituição particular baiana a ser credenciada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância. Para mais informações: www.unifacs.br

Deixe seu comentário

Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907

Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2019. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital