comunicativa.associados
Sala de Imprensa
18h08

É VERÃO: DICAS PARA PROTEGER OS PETS DAS ALTAS TEMPERATURAS

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A estação mais aguardada do ano chegou em Salvador e, junto com ela, muito calor. Se para os humanos já é difícil lidar com as altas temperaturas, para os cães e gatos, que não transpiram da mesma forma, é ainda pior. Por isso, alguns cuidados são essenciais para lidar com o verão e evitar a desidratação. A coordenadora da Clínica Veterinária da UNIFACS, Gabriela Porfirio, dá dicas para refrescar cachorros e gatos.

•          Hidratação: Neste período, os animais sentem muita sede. É imprescindível realizar trocas periódicas de água fresca durante todo o dia e ainda acrescentar uma ou duas a mais vasilhas no ambiente.

•          Incluir algumas pedras de gelo na água também ajuda a diminuir a sensação de calor e ainda refrescar. Outra opção é congelar frutas cortadas ou o próprio suco que possuem alto teor de água, como melão e melancia. Além de refrescar, a novidade vai virar uma brincadeira para os animais.

•          Banhos são sempre bem-vindos. Mas, ainda assim, não devem ser feitos mais de uma vez por semana. O ideal é manter os pelos baixos e sempre escovados para evitar acúmulo de calor.

•          Evitar passeios em horário de sol forte. O ideal é que seja feito de manhã bem cedo ou no final do dia. É essencial fazer um teste com o próprio pé ou mão no chão. Se tiver quente para o dono, está ainda mais para os animais.

•          Sapatinhos para pets são exclusivos para proteger da sujeira, não do calor. Eles devem ser evitados pois dificultam a transpiração das patinhas.

•          Manter o ventilador ou ar-condicionado ligado sempre que possível e, em hipótese alguma, manter o animal preso dentro do veículo.

•          Animais com focinho curto, com pugs, bulldogs ou gatos persas têm mais tendência a hipertermia e choque térmico. É preciso limitar os exercícios, oferecer líquidos e fugir do sol.

•          Para as áreas sem pelos, como barriga e área interna das orelhas e focinho, é aconselhável o uso de protetor solar veterinário, principalmente dos pets com pelos claros. Cuidados com os pets de pelos escuros, pois absorvem mais calor.

•          Neste período, há maior proliferação de parasitos como pulgas e carrapatos. É preciso manter a vermifugação e vacinação sempre em dia e usar acessórios que combatem este problema. Consultar o especialista regularmente é essencial para saber as necessidades do animal.

Sobre o curso

O curso de Medicina Veterinária da UNIFACS possui conceito 5 pelo Ministério da Educação, nota máxima atribuída pelo órgão, com base nas notas do ENADE e em dados como quantidade de professores mestres e doutores, instalações da instituição e recursos utilizados em sala de aula.   

 

Sobre a UNIFACS

A UNIFACS – Universidade Salvador, integrante da rede internacional de universidades Laureate, líder global no segmento de educação superior, é uma das maiores universidades da Bahia. Fundada em 1972, a UNIFACS oferece cursos de graduação (bacharelado e tecnológica) nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato (especializações e MBA’s) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico em social do nosso estado. Atualmente, a Universidade conta com sete campi na capital baiana, um em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, além de polos de EAD (Ensino a distância) espalhados por diversos municípios da Bahia, além dos estados do Ceará, Paraná, Paraíba e Pernambuco, sendo a primeira instituição particular baiana a ser credenciada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância. Para mais informações: www.unifacs.br

Deixe seu comentário
Avenida Tancredo Neves, Nº 274, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907
Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2019. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital