ASSAÍ ATACADISTA INSTALA COLETORES PARA DESCARTE DE LÂMPADAS INUTILIZADAS

Tamanho do Texto

Lâmpadas possuem em sua composição substâncias como o mercúrio, que é um metal pesado e que se não descartado de forma correta, pode causar danos ao meio ambiente, como contaminação de solo e água. O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, tem a sustentabilidade um dos seus principais pilares e, para sustentar esse posicionamento, instalou coletores de lâmpadas em algumas de suas lojas para que os clientes possam descartar as que não serão mais utilizadas. Inicialmente, são 14 pontos disponíveis em lojas nos Estados de São Paulo e da Bahia, e a expectativa é expandir o projeto para mais regiões em 2019.

Os coletores são instalados em parceria com a empresa Reciclus, operadora logística que envia o material coletado para a unidade de tratamento. Neste local é realizada uma triagem para separar os diferentes tipos de lâmpadas e materiais. Separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar. Cerca de 95% do material coletado é vidro que, após reciclado, pode ser transformado em novos vidros para uso não alimentar. Os pinos de latão podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais, e o pó fosfórico, já livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

“Para o Assaí, é fundamental estimular o consumo e descarte consciente dos produtos e uma das formas de incentivar esse comportamento responsável é ofertar soluções que facilitem essa prática. Portanto, esses pontos de coleta têm como objetivo oferecer um serviço para a comunidade onde estamos inseridos, tornando as lojas do Assaí referência para esse tipo de descarte”, explica Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade do Assaí Atacadista.

Confira o endereço das lojas que possuem os coletores:

• Cidade Baixa

• Paripe

• Feira de Santana

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista possui 134 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2017, a rede inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28% em relação ao ano anterior.

Tamanho do Texto

2017 - 2018. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.