das 7 as 19h 718133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
ESTUDANTES BAIANOS CONQUISTAM BICAMPEONATO EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA
15h00

ESTUDANTES BAIANOS CONQUISTAM BICAMPEONATO EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA

Os jovens criaram robô para organizar estoque em empresas. O equipamento pode ser operado remotamente ou atuar sozinho, graças à inteligência artificial

ESTUDANTES BAIANOS CONQUISTAM BICAMPEONATO EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA

Um equipamento capaz de potencializar a logística de armazenamento de produtos em empresas. Esse é o grande trunfo do robô criado pelos estudantes Douglas Silva, Wesley Rebouças, Rayanne Andrade e Félix Limoeiro. O projeto foi vencedor da Laureate Award for Excellence in Robotic Engineering, competição internacional de robótica realizada pela rede de ensino Laureate no dia 12 de setembro, no Peru.

A competição reuniu projetos de engenharia desenvolvidos por estudantes de diferentes instituições de ensino ao redor do mundo. Além da equipe brasileira, participaram equipes de Honduras, México, Peru, Turquia e Espanha. “Foi uma experiência emocionante. Passamos cerca de oito meses trabalhando no projeto, desde o planejamento até o dia da competição, dedicando inclusive domingos e feriados, para que tudo desse certo”, recorda Douglas, um dos membros da equipe vencedora.

Cursando o 6º semestre de Engenharia Elétrica na UNIFACS, o estudante é apaixonado por robôs e conta que, além de participar desse projeto, tem outras criações na área de inovação. “Gosto muito de criar, de olhar para um objeto e saber que estou por trás do seu desenvolvimento”, afirma. Essa possibilidade de criar produtos que possam ajudar as pessoas foi o motivo pelo qual ele resolveu cursar engenharia. 

Motivação também partilhada pelos outros membros da equipe como Rayanne Andrade, que está no quarto semestre de Engenharia Mecatrônica da UNIFACS e escolheu o curso para poder planejar soluções que podem melhorar o dia a dia das pessoas. “Participar desse projeto foi uma experiência gratificante. Pudemos fazer todo o planejamento do robô e no final ver o resultado do nosso trabalho. Engenharia é isso, é resolver problemas, é criatividade”, diz a jovem.

Aplicado ao dia a dia das empresas, o robô desenvolvido pelos estudantes traz diversas vantagens como otimização de tempo e aumento de produtividade. Além disso, ele pode ser operado remotamente e substituir a força humana em tarefas que, por conta da necessidade de deslocamento de peso, não são ergonomicamente confortáveis, evitando assim prejuízos à saúde e ao bem-estar dos colaboradores.

Além disso, o robô possui inteligência artificial e sistemas de automação com capacidade para atuar sozinho, sem necessidade de operação manual. Os estudantes pretendem dar continuidade ao projeto. “Vamos aperfeiçoar alguns sistemas do robô, como a parte de automação, movimentação e códigos de acesso”, destaca Douglas. 

Sobre a competição – Numa arena especialmente montada para esse fim, houve a simulação de um ambiente industrial onde o objetivo era que os robôs desenvolvidos pelos estudantes organizassem os produtos de uma empresa como numa espécie de estoque. O desafio consistiu em fazer os robôs coletarem blocos de cores diferentes e organizá-los nos respectivos lugares, sem ultrapassar os limites definidos nem esbarrar nas barreiras dispostas na arena.

Os estudantes da UNIFACS totalizaram 97% dos pontos contra 94% da equipe da Turquia, que ficou em segundo lugar. Essa foi a quinta edição da competição, e pela segunda vez consecutiva, uma equipe de estudantes da Unifacs ficou em primeiro lugar.

Sobre o robô – O robô Minsky foi desenvolvido para participar desta competição de robótica inspirada em logística em ambientes industriais. Minsky tem seu nome inspirado no cientista americano  Marvin Lee Minsky, que fundou o primeiro laboratório de inteligência artificial no MIT. Sua inspiração não é aleatória, o Robô Minsky possui diversos sensores para perceber o ambiente em profundidade e possui inteligência artificial que o torna capaz de identificar caixas e separá-las por cor. Além disso o Minsky, já sabendo onde estão os objetos, processa milhares de rotas possíveis escolhendo em poucos segundos a melhor estratégia de rota para a coleta. Outra grande funcionalidade do Minsky são suas rodas omnidirecionais, que possibilitam uma maior precisão para a coleta por permitir deslocamento em qualquer direção, incluindo manobras de deslocamento direcional e rotacional ao mesmo tempo. O Minsky possui garras versáteis que coletam e empilham as caixas rapidamente, podendo transportar até 6 blocos de uma só vez, além de transmitir todas suas funções e visões (de 3 câmeras) para um computador conectado à internet em tempo real. 

Sobre a UNIFACS

A UNIFACS – Universidade Salvador, integrante da rede internacional de universidades Laureate, líder global no segmento de educação superior, é uma das maiores universidades da Bahia. Fundada em 1972, a UNIFACS oferece cursos de graduação (bacharelado e tecnológica) nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato (especializações e MBA’s) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico em social do nosso estado. Atualmente, a Universidade conta com sete campi na capital baiana, um em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, além de polos de EAD (Ensino a distância) espalhados por diversos municípios da Bahia, além dos estados do Ceará, Paraná, Paraíba e Pernambuco, sendo a primeira instituição particular baiana a ser credenciada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo