comunicativa.associados
Sala de Imprensa
11h00

Sustentabilidade: Cemitério Campo Santo implanta sistema inovador de reuso de água

Compartilhe
Tamanho do Texto

Em sintonia com as ações sustentáveis desenvolvidas pela Santa Casa da Bahia, o Cemitério Campo Santo acabou de ganhar um sistema que reaproveita a água da chuva para limpeza de áreas e irrigação de jardins em vez de utilizar o recurso hídrico. A iniciativa ecologicamente responsável visa reduzir o consumo de água potável e ainda representa redução de custos operacionais. 

“O sistema consiste em captar a água da chuva através do telhado do prédio do ossuário do cemitério e conduzi-la por calhas e tubulações para reservatórios interligados para o armazenamento que, através de adução por um sistema de bombeamento, é distribuída em torneiras devidamente identificadas como água específicas para limpeza de área e uso em irrigação de jardins”, explica a engenheira de meio ambiente da Santa Casa, Kátia Belchior. Com um investimento em torno de dez mil reais, o sistema de captação de água pluvial foi inaugurado em dezembro de 2017 e, a partir do próximo mês, já é esperado o efeito na conta de água do cemitério. 

Para a engenheira de meio ambiente, o aproveitamento de água de chuva tem mostrado seu potencial em edifícios comerciais e residenciais, ao contribuir com a conservação de mananciais, com a redução de enchentes nas cidades e com a diminuição da utilização de energia e insumos na captação, adução, tratamento e distribuição de água potável. “Em zonas rurais e regiões onde há carência de água, podem ser utilizadas reservatórios construídos com o objetivo de acumular água durante período de precipitações pluviométricas para utilização na época de estiagem”, acrescenta. 
 

Deixe seu comentário

Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907

Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2018. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital