Nesta quinta-feira (8), a Agência Comunicativa lançou a segunda edição do mapeamento focado nos veículos que dão voz às notícias, denúncias, fatos e curiosidades relacionados aos bairros de Salvador, além de um e-book gratuito com informações estratégias sobre os 18 canais de comunicação participantes.
O levantamento mostra que esses perfis somam mais de 580 mil seguidores no Instagram, o que corresponde a 23,9% da população soteropolitana, de acordo com último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a taxa média de engajamento, entre os meses de janeiro e maio deste ano, foi de 1,13%.
O mapeamento aponta ainda o Nordesteusou como a página mais seguida durante o período analisado, com 92,2 mil pessoas. Na sequência aparece o Valéria News, totalizando 60,6 mil. Já o Boca do Rio Magazine ocupa o terceiro lugar, chegando a 88,2 mil seguidores. Sobre o nível de interação e envolvimento dos usuários, os perfis Bairro da Paz News, Bairro Castelo Branco e O Melhor do Rio Vermelho tiveram o maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos.
O sócio-diretor da Comunicativa, Moisés Brito, ressalta que, para além do reconhecimento ao trabalho feito pelos canais, a atualização do mapeamento e a publicação do e-book são formas de acompanhar as transformações do mercado baiano.
“Nos últimos anos, tem sido praticamente impossível fazer comunicação corporativa sem dialogar com os perfis jornalísticos presentes nas redes sociais. Como uma agência que pretende se posicionar como especialista no segmento, entendemos a importância de conhecer o potencial, dar visibilidade aos perfis que retratam a realidade das comunidades soteropolitanas e propor soluções às marcas que representamos conforme o nosso olhar diante desses geradores de conteúdo”, diz o executivo.
Para Vanessa Bastos, uma das responsáveis pela execução do levantamento, o material traz à tona o protagonismo de veículos formados por pessoas que são muitas vezes motivadas pelas vivências em suas comunidades. “Fora o papel de porta-vozes, uma vez que ajudam a pautar mais assuntos do cotidiano, sabemos o quanto esses perfis podem enriquecer e expandir o mercado de comunicação do estado”, reforça.
O mapeamento já está disponível no site e redes sociais da agência. Para ter acesso ao e-book, basta clicar no link: https://bit.ly/mapeamentodeperfis. Uma versão exclusiva será fornecida aos clientes da Comunicativa e comercializada para quem tiver interesse em informações mais técnicas e específicas sobre os perfis.
Vídeos
Artigos
Podcasts
Dicas