Da redação para assessoria: veja o que mudou na vida desses dois profissionais

Da redação para assessoria: veja o que mudou na vida desses dois profissionais

Desafios

Ao longo de quase cinco anos, tive a experiência da redação de jornalismo como um organismo vivo e pujante. Lá, cada profissional tem um papel fundamental para o funcionamento do canal que leva informação ao público de forma clara, transparente e imediata.

Neste meio, me acostumei com a assessoria com o ar de mistério por não entender bem seu funcionamento, enquanto me habituava na redação. Até me ver no dia-a-dia dela. O choque não poderia ser menor.

Através dela, entendi melhor não apenas o canal para tornar uma informação pública, mas consegui entender melhor o exercício da comunicação para conversar com vários públicos, não apenas o leitor do jornal ou o espectador da TV.

O grande desafio de uma agência com escopo tão diversificado de clientes é saber exercer o papel de comunicar para um público ainda mais pluralizado, com necessidades, características, anseios e vocabulário específicos.

Esse é o desafio que agora faz nossa rotina ser o que é: um exercício de fomentar ideias, discuti-las, de ser uma ponte entre o cliente e a sociedade – sem esquecer que ela diversa – e mostrá-la qual o papel dele nesse espaço.

Por Matheus Fortes

Aprendizados

Da falta de rotina de uma redação de jornal impresso para os procedimentos de uma assessoria de comunicação. De fato, muita coisa mudou no meu dia a dia. Ao invés de trabalhar com um escopo quase ilimitado de assuntos, passei a me especializar nas atividades das companhias para as quais trabalho.

Fazer parte do time de consultores da Comunicativa não é a minha primeira experiência com assessoria, mas certamente é a mais abrangente. Quem olha de longe, como eu via os executivos de dentro da Redação, não imagina a variedade de atividades desenvolvidas por um assessor de comunicação. Trabalhar dentro da Comunicativa é vivenciar a Comunicação dentro de suas diversas apresentações.

Atender nossos clientes é estar ao seu lado, vivenciando as suas dores e delícias. É dar ideias não só para releases e sugestões de pauta, mas contribuir com seus projetos, trazer insights para suas mídias sociais, etc. É, sobretudo, ser parceiro. Sempre digo que estou disponível para qualquer coisa, desde intermediar a relação com a imprensa até carregar caixas.

Da minha rotina, o que não mudou foi o aprendizado diário. Estar imersa na rotina dos nossos clientes é descobrir um novo mundo, com todas as suas peculiaridades, e abrir a cabeça para novas perspectivas.

Por Carol Aquino

Deixe seu comentário: