Segura esse frio na barriga, elabora um plano de ação que lá vem o “Bom Dia Sábado”

Tamanho do Texto

Estratégia, planejamento, briefing, release, mailing, divulgação, clipping, avaliação de resultados e relatório. Tudo isso faz parte do cotidiano de um assessor de imprensa.

Mais que habilidade para dominar essas técnicas, precisamos segurar o frio na barriga e controlar a ansiedade quando somos chamados a participar da reunião de lançamento de um programa da maior rede de televisão da Bahia.

E foi assim que me senti quando o telefone tocou, em uma ligação de Liz Passos, Editora de Conteúdos (Programação da TV Bahia), me convidando para apresentar um plano de ação para o lançamento do telejornal ‘Bom Dia Sábado’, programa concebido na Bahia que inspirou outras afiliadas da Globo pelo Brasil. O jornal vai ao ar aos sábados pela manhã, sempre depois do Conexão Bahia.

E se, por um lado, a gente vibra de felicidade por ter sido inserida no processo desde o início, por outro, a gente queima os neurônios e pensa nas melhores ideias que vão potencializar o negócio do cliente e fomentar o lançamento do jornal.

Caderno e lápis na mão (sou analógica rsrsrs), ideias organizadas, eu já sabia exatamente o que queria propor: soltar um teaser do lançamento para criar burburinho na imprensa local, preparar um release bem robusto para anunciar o novo projeto e levar a imprensa especializada em televisão para conhecer o estúdio do programa e bater um papo com os apresentadores e produtores.

Estratégia pronta, seguimos para a apresentação com gerentes e editores da emissora, além de agência de Rede Social. Mais uma vez, frio na barriga e ansiedade. Eu acreditava na ideia, estava segura que todas as etapas dariam certo, mas uma questão ainda me inquietava: convencer o cliente a apostar no que eu estava propondo. E isso, pode crer, você só consegue se estabelece uma relação de confiança. Meu diretor sempre diz: comunicação se faz com técnica e afeto.

Ideias apresentadas, ideias aprovadas. Era a hora de correr e apresentar o meu planejamento para a equipe de Conteúdos da agência. E lá fomos nós, produzimos os textos necessários, montamos um mailing especializado em televisão, convidamos a imprensa para o tour, clipamos, fizemos avaliação de resultados e cumprimos com tudo que nos comprometemos.

O resultado? Ele é muito importante e deve ser celebrado e avaliado a partir de várias perspectivas: do ponto de vista do cliente, imprensa, agência e o nosso, afinal quem não fica feliz quando consegue atingir resultados positivos?

E assim seguimos, em 15 dias, com retorno de mídia com mais de 30 inserções na imprensa baiana sobre o novo telejornal, o feedback positivo e depoimentos (veja no Instagram da Comunicativa) dos veículos de comunicação que conheceram o projeto em primeira mão. O meu sentimento de gratidão pelo trabalho ter dado certo e também às pessoas que me apoiaram com a realização: Fernanda Mendes, Fernando Barros, Renata Oliveira, July, Luana Silva, Lugana Olaiá e Sander Dias.

Tamanho do Texto
Deixe seu comentário:

2017 - 2018. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.