comunicativa.associados
16h00

Como eu aprendi a fazer pneus, ou quase isso

Compartilhe
Tamanho do Texto

Scrap, CVT, PLT, FIFO... algumas dessas palavras lhe soam familiar? Pois é, para mim também não eram. Dificilmente você encontrará alguém que conhece esses termos fora de um ambiente fabril, principalmente de um voltado para a produção de pneus. Foi só no início de 2017, quando a Comunicativa passou a atender a Continental Pneus, que eu comecei a entender o que essas palavras significavam, e até hoje às vezes ainda tenho um desafio extra em acompanhar tantos nomes e siglas, muitas vezes em inglês ou técnicos.

Normalmente, sempre que a Comunicativa inicia o atendimento de um cliente novo, algumas pessoas da agência são selecionadas para fazer a imersão, ou seja, conhecer os processos, as pessoas, os termos, enfim, adentrar o universo da empresa, para se familiarizar e passar o conhecimento adiante entre os demais membros da equipe. Assim, temos mais condições de atender plenamente o cliente, seja na hora de produzir o planejamento, escrever os textos, ou entrevistar os colaboradores, pois poderemos entender e falar a mesma linguagem que eles.

Tendo em vista esse objetivo, fui a pessoa selecionada do setor de Conteúdos e Publicações para participar da imersão na Continental. Eu e mais duas colegas conhecemos todo o processo produtivo, em um percurso que durou cerca de três horas de caminhada pela fábrica. A experiência foi realmente interessante e ver aqueles grandes equipamentos e pessoas em ação foi algo único. Eu jamais pensei que o pneu precisaria ser montado por partes, ao invés de ser um grande molde já no formato, como eu imaginava – diferentes pedaços de borracha são combinados em máquinas voltadas especialmente para isso, sob a condução dos operadores. Ao total, cerca de 20 formatos diferentes de borracha se juntam para formar o pneu!

E a Continental tem muito mais do que a área de produção. Foram pelo menos cinco dias de visitas para conhecer os diversos setores que fazem a fábrica funcionar e, ao final, um bloco inteiro de anotações com tudo que aprendemos ali. De lá pra cá, já pudemos sedimentar e ampliar o conhecimento, seja através da produção do informativo interno voltado para os colaboradores, na apuração para a escrita das notas, releases e sugestões de pauta e, agora mais recentemente, na confecção do manual de boas-vindas. Eu ainda não aprendi a fazer pneus, mas em breve espero estar quase lá. 

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário:

Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41.820-907

Onde estamosAv. Tancredo Neves, 274
Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B Sala 317/318
Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
CEP 41820-020
55 71 3450-5347 55 71 3450-5348
comunicativa.associados
Associada:
Filiada:
2017 - 2018. Comunicativa Associados. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital